TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula Tronco

Projeto de pesquisa: Celula Tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é esta demonstrando o quão importante é a célula-tronco e a importância deste tipo de célula para regeneração de alguns tipos de células especifica que perdemos por algum tipo de trauma, e para que em um futuro próximo, a ciência consiga estar conseguindo explorar com melhor exatidão e consiga fazer com que outras células consigam se regenerar e assim combater vários tipos de patologias.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica,

Introdução

O presente trabalho é sobre células-tronco, mais concretamente sobre o processo de reparo tecidual utilizando esse tipo de célula específica. Tratamentos e estratégias médicas utilizadas atualmente demonstram que reparos teciduais utilizados com células-tronco, obtém um ótimo resultado, fazendo com que tecidos perdidos por processos de danos físicos e tóxicos consigam ser plenamente regenerados.

Células-tronco

As células-tronco são as células que dão origem a cada tecido ou órgão do corpo humano. Elas são originadas das mitoses do zigoto, que podem ser chamadas de células-mãe ou células estaminais.

No decorrer da nossa vida, continuamos dependendo das células-tronco para o reparo de tecidos lesionados e para a reposição de células que morrem diariamente, tais como células da pele, cabelo, células sanguíneas e as que revestem o tubo digestivo. A célula-tronco tem duas características principais: possuem habilidade para autorrenovar sua população e também de se diferenciar, dando origem a células maduras, especializadas que formam os órgãos e tecido.

Que se onde se diferencia como as células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As células-tronco embrionárias são retiradas de embriões e são classificadas em:

● Células-tronco totipotentes – o corpo humano é formado por vários tipos de tecidos e esse tipo e é capaz de se diferenciar em qualquer um deles, inclusive placenta e anexos embrionários. Elas são encontradas nas primeiras divisões do embrião, por volta do terceiro ou quarto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 32 células.

● Células-tronco pluripotentes – também são capazes de se diferenciarem em qualquer tecido do organismo, com exceção da placenta e dos anexos embrionários. Elas são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células.

Já as células-tronco adultas são retiradas do organismo já formado, por exemplo, medula óssea, fígado, sangue, cordão umbilical, placenta. Elas são chamadas assim por não terem mais alta capacidade de diferenciação.

O reparo tecidual

Atualmente, existem bancos de células-tronco embrionárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com