TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula tronco

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Célula tronco tumoral

Uma das características das células tronco é sua mitose, pois, diferente da adulta que dá origem a duas células adultas, a tronco ao sofrer mitose dá origem a uma célula adulta e outra célula tronco. Outro fator também, é sua função, pois uma célula tronco só expressa genes de proliferação, com ausência de sistema de reparo. O tempo de proliferação das células tronco é muito variado, pois dependendo do estímulo, esse tempo pode aumentar ou reduzir. Diferente de uma célula adulta, que tem seu tempo programado. Desta forma, essa característica da mitose em células tronco poderia explicar a reincidência de alguns tipos de tumores, como o da próstata.

Há casos de leucemia aguda, que o tratamento é através da retirada de uma célula tronco sanguínea, é estimulado a proliferação in vitro e re-administrar no paciente.

Assim como nas células adultas, a formação do câncer em células tronco se dá pelo desequilíbrio entre a proliferação e morte, devido a falha no sistema de reparo, falha na apoptose e, finalmente, falha na proliferação. Todos estes eventos ocorre quando uma célula, após sofrer metaplasia devido a um estímulo nocivo, entra em neoplasia. O câncer, então, precisa sensibilizar a sinalização de proliferação e insensibilizar a do seu respectivo inibidor.

O câncer, não é  dependente de fatores hereditários, ele depende muito do ambiente que altera sua expressão. Isto é um evento muito estudado pela epigenética. Desta forma, por mais que o indivíduo tenha uma suscetibilidade genética, é necessário saber a se ela vai se manifestar, quando ela vai se manifesta, e qual a intensidade. Todos esses fatores dependem do ambiente micro (fenótipo) e macro.

As marcações mais comuns para identificar alterações mais comum em câncer são as moléculas das Vias de adesão (wint, caderina, b-catenina), vias de proliferação (CDK ciclina, stat3, Nf kp-b), vias do sistema de reparo (TGF-b, p21), e vias de apoptose (caspases, Bcl, BAX), e até mesmo nas vias de inflamação (COX 2 induzida).  

[pic 1]

Cascata da inflamação: Uma lesão tecidual leva a liberação de quimiocinas que atraem macrófagos. Essas células estimulam a produção de COX-2, que por sua vez induz a produção de proteases e prostaglandinas. Inibidores de COX-2 é muito utilizado para quimioterapia, reduzindo a inflamação. Há uma relação com COX2 e VEGF, pois são produzidas pelas mesmas células, os macrófagos (tumorigênico e tumoricida).

Um câncer não pode ser avaliado com heredograma, como se fosse um distúrbio mendeliano, não pode ser avaliado com números exatos pois, novamente, o câncer é multifatorial.

Quando se inicia uma questão relacionada ao câncer, deve-se buscar regiões que são propensas a mutações e instabilidade genética, ou seja, reparo, proliferação e morte. Esses eventos podem ocorrer com regiões quentes do DNA e falhas em ligações duplas de hidrogênio, que quebram facilmente.

Há um cariótipo, especificamente o FISH (hibridização in sito com florescência), que é muito eficaz na identificação de translocações, pois cada cromossomo possui uma florescência distinta do outro.

Na próstata, se apresenta os epitélios glandulares e seu estroma fibroso. Contudo, boa parte deste tecido se apresenta como células indiferenciadas. Um estudo que comprova a importância do microambiente no desenvolvimento do câncer foi realizado com células tronco prostáticas, onde se colhia células com mutações e cultivava in vitro. Depois de um tempo, o sobrenadante é colhido e aplicado em células tronco normais. Após um tempo, as células normais desenvolviam mutações apenas com o estímulo do meio. Neste mesmo estudo, também demonstrou que mutações em células tronco esclarecia a reincidência do câncer em alguns pacientes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com