TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Sentinelas

Artigo: Celulas Sentinelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 5

1.MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA

Quando um determinado tecido é agredido, seja por forma endógena ou exógena, existem células “sentinelas”, que estão estrategicamente localizadas, reconhecem essa agressão e liberam mediadores químicos que darão inicio ao processo de defesa.

Todas estas substâncias químicas são classificadas como vasoativas, pois atuam em vasos sanguíneos realizando a vasodilatação com conseqüente extravasamento do Plasma ( Edema).

CÉLULAS SENTINELAS SUBSTÂNCIAS VASOATIVAS PRODUZIDAS

- Nervosas ( terminações nervosas do tecido agredido) Neuromedina K e Substância P

-Vasos sanguíneos (endoteliais) EDRF (Fator Relaxante Derivado do Endotélio)

-Mastócitos Histamina

-Células Parenquimatosas (do próprio tecido agredido) Bradicinina

Quando ocorre uma agressão as células sentinelas produzem substâncias químicas que irão promover a VASODILATAÇÃO, porque as células de defesa estão predominantemente dentro dos vasos. Então quando as células sentinelas liberam essas substâncias químicas, e essas substâncias químicas fazem a vasodilatação, elas afastam as células endoteliais favorecendo a saída das células de defesa para combater o “inimigo”.

Quando se tem um afastamento das células endoteliais (VASODILATAÇÃO) os primeiros a saírem não são os leucócitos, é o Plasma, gerando o edema.Com o extravasamento do plasma o sangue tende a ficar mais viscoso, favorecendo que os leucócitos ( que estão no meio da corrente sanguínea) consigam grosseiramente “nadar” e chegar até a periferia ( células endoteliais), passando por elas e irem até o locas de agressão; por isso os leucócitos precisam dessa vasodilatação.

*A primeira conseqüência de uma agressão é o EDEMA (inchaço/ extravasamento do plasma), porém o edema Respiratório, edema Cerebral e Hidrartrose não são bem vindos.

Questão de prova: Mediante a agressão o nosso organismo possui células sentinelas que também são destruídas pelo agente agressor desenvolvendo processo de defesa. Quais são as células sentinelas? Quais as substâncias químicas liberadas por elas? E qual a ação delas?

Resposta: Células sentinelas são terminações nervosas, próprio tecido agredido , mastócitos e células endoteliais, que produzem Substância P e Neuromedina K, Bradicinina, Histamina e EDRF ( fator relaxante derivado do endotélio) respectivamente, onde a ação delas é a vasodilatação.

2. RESPOSTAS SISTÊMICAS A AGRESSÕES LOCALIZADAS

1. Um agente agressor qualquer e um determinado tecido provocam uma lesão, nesse tecido agredido possuem células sentinelas, mastócitos, terminações nervosas, endotélio e o tecido agredido; que irão produzir substâncias químicas vasoativas, histamina, neuromedina k e substância p, EDRF e bradicinina respectivamente, que irão produzir VASODILATAÇÃO.

2.Esses vasos dilatados: primeiro sai o plasma, o sangue fica mais viscoso favorecendo a saída dos leucócitos dos vasos sanguíneos.

3.Fagócitos que saem dos vasodilatados e migram ao local da lesão, eles aumentam a lesão , através da produção das enzimas líticas, que destroem os tecidos para poderem ir ao encontro do agressor:

ENZIMAS LÍTICAS PRODUZIDAS

Colágeno Colágenase

Fibra elástica Elastase

Proteína Grande Protease

Proteína Pequena Gelatinase

Fosfolipídios Fosfolipase

Músculos/Ossos/ tec. Adiposo Cloramina e Radicais Livres (inespecíficos)

• Quando as células de defesa produzem enzimas líticas que destroem terminações nervosas causam a DOR.

4. Ao mesmo tempo em que as células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com