TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Tronco

Dissertações: Celulas Tronco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO

Resumo

As células-tronco são células indiferenciadas ou com baixo grau de diferenciação, encontradas em tecidos embrionários e extra-embrionário. Podem permanecer em estado quiescente até a fase adulta, através da auto-replicação, ou diferenciar-se em diversos tecidos, a partir da expressão de determinados genes, e exercer funções específicas. Muitos estudos vêm sendo direcionados para a utilização dessas células na terapia de várias doenças, e os resultados obtidos até então são bastante promissores, o que faz muitos autores acreditarem que as células-tronco representam a terapia do futuro, podendo significar a cura de determinadas doenças, tais como de origens: cardíacos, musculares, ósseos, epiteliais, hepáticos, neuronais.

Abstract

Stem cells are non-differential cells or with low differential degree found in both embryonic and extraembryonic tissues. They may remain in quiescence state until adulthood, through self-replication, or may be different in several tissues, depending on the expression of certain genes. Thus, they may perform specific functions. Many studies have been addressed for the use of those cells in the therapy of several diseases, and the recent results have been quite promising. Many authors believe that the stem cells represent the therapy of the future and that it may provide the cure for some diseases from sources such as: heart, muscle, bone, skin, liver, neuronal.

INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico da ciência tem proporcionado benefícios consideráveis para a humanidade, através da introdução de novas vacinas e terapias, levando a um aumento da expectativa de vida e à melhora na saúde das pessoas em todo o mundo.

Pesquisas têm sido realizadas acerca da terapia com células-tronco, obtendo- se resultados animadores no que se refere à cura e ao tratamento sem precedentes de determinadas doenças. Este trabalho tem como objetivo uma revisão sobre os diferentes tipos de células-tronco e as mais recentes pesquisas a respeito do potencial de utilização destas células.

AS CÉLULAS-TRONCO

Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

As células-tronco, em si, foram inicialmente descritas em camundongos na década de 1970. Estudos em roedores progrediram, revelando a grande diversidade e plasticidade dessas células pluripotentes, até que, em 1998, elas foram isoladas pela primeira vez no homem, pelos pesquisadores James Thomson (Universidade de Wisconsin) e John Gearhart (Universidade Johns Hopkins), nos EUA e, a partir desses estudos, os conhecimentos a respeito do assunto têm crescido em velocidade extraordinária.

Até agora foram apresentadas as células presentes no organismo adulto, responsáveis pela manutenção dos tecidos. Existe, entretanto, uma outra categoria de CTs, que são aquelas presentes no embrião. As duas categorias de células-tronco - embrionárias e do adulto - exibem diferenças em características biológicas, na metodologia de obtenção e manutenção, no potencial de aplicação terapêutica e nas implicações éticas e legais de sua manipulação.

• A célula-tronco embrionária

A CTE é coletada do embrião em seus estágios bem iniciais de formação, cerca de 5 dias após sua formação, quando o embrião se encontra no estágio de blastocisto, formado por dois grupos principais de células. O mais externo é denominado trofoblasto e compõe-se de células que formarão a placenta e outros tecidos que irão nutrir o embrião propriamente dito. O segundo, denominado massa celular interna ou botão interno, composto por menos de 100 células, originará o embrião propriamente dito. Quando nos referimos à célula-tronco embrionária, estamos falando de uma dessas células do botão interno.

As células do botão interno do blastocisto são muito semelhantes. Se separarmos qualquer uma delas e as colocarmos nas condições apropriadas, elas serão capazes de originar qualquer dos múltiplos tipos celulares de um organismo completo - epitélio, músculo, neurônio etc.

Como uma dessas células é capaz de gerar qualquer um dos tipos de células que compõem o organismo adulto, elas são ditas pluripotentes.

• A célula-tronco do adulto

O conceito de CT inicialmente apresentado referia-se principalmente à célula-tronco do adulto (CTA), que se encontra assim parcialmente definida. O termo mais adequado para essa categoria seria “célula-tronco não embrionária”, já que nela estão incluídas todas as células tronco existentes após a fase de blastocisto.

As pesquisas desenvolvidas nos últimos poucos anos resultaram na descoberta de uma grande variedade de tipos de células-tronco do adulto. As células-tronco hematopoiéticas, que originam todos os tipos de células sanguíneas, são as CTAs conhecidas há mais tempo. Como a maioria dos outros tipos de CTAs, elas são raras, constituindo uma pequena fração (0,01 - 0,1%) do total de células; não apresentam características morfológicas que as diferenciem das demais células, e dividem-se em uma taxa muito baixa. Muitos outros tipos de células-tronco do adulto são conhecidos – epitelial, muscular, neuronal, mesenquimal etc – e se acredita que todos os tecidos têm seu próprio compartimento de células-tronco.

O papel fundamental dessas células é, como citado anteriormente, repor aquelas que morrem por morte celular programada, fenômeno principalmente visível em tecidos como a pele e o sangue. Uma outra função das células-tronco envolve a recuperação de lesões não fisiológicas, isto é, morte de células por acidentes ou agentes patogênicos.

A plasticidade das células-tronco refere-se à capacidade das mesmas de originar diferentes tipos de células maduras.

Sabe-se hoje que a plasticidade das CTAs, que originalmente era considerada muito restrita, é bastante considerável. Diferentes tipos de CTA apresentam diferentes graus de plasticidade, desde muito baixo (como as CT epiteliais) até muito altos (como as células-tronco mesenquimais). Os mecanismos responsáveis por essa plasticidade não são ainda bem determinados. Diferentes grupos de pesquisa têm encontrado diferentes resultados, dando origem assim a uma controvérsia ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com