TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas tronco

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  2.092 Visualizações

Página 1 de 2

Todas as células que compõe nosso organismo são originadas a partir união dos gametas masculinos com os gametas femininos, resultando na formação da primeira célula de um organismo, o zigoto. A divisão mitótica das células se inicia dando forma a um embrião, que é um conjunto de grupos de células especializadas em funções e estruturas características, processo controlado pelo DNA e denominado diferenciação celular.  Este processo se mantém ao decorrer da vida, na reposição e produção de novas células.

a

Nos últimos anos os avanços da biotecnologia proporcionaram a manipulação de novas técnicas, e conseqüentemente resultou em muitos avanços na biologia, medicina e apresentando até mesmo novas curas e tratamentos. Com a aprovação

CELULAS TRONCO

O estudo com células tronco começou  por volta de 1960, e acreditava-se que células tronco adultas faziam a reposição de células apenas no tecido ou órgão de origem, e que existiam apenas as células tronco hematopoiéticas, as gastrointestinais que são responsáveis pela regeneração do revestimento gastrointestinal, as células que renovam a camada epidérmica da pele e células precursoras dos espermatozóides(espermatogônias).

Somente a partir da década de 70 cientistas começaram a se aprofundar neste assunto, e elas se mostraram muito mais eficazes do que pareciam. No estudo dessas células, muitas dificuldades ainda são encontradas, principalmente por existir uma série de questões cientificas e sociais ainda em discussão, além de muitas pesquisas não estarem concluídas.

Essas células são primordiais, pois são delas que originam todas as células do nosso corpo.

 São células indiferenciadas com grande capacidade de multiplicação, ao se dividirem podem produzir células idênticas (célula tronco original), ou células em inicio do processo de diferenciação. O zigoto e as primeiras células em que se divide são totipotentes, podem dar origem a todos os tipos de células presentes em cerca de duzentos tecidos que formam o corpo humano. Células pluripotentes se diferenciam na maioria dos tecidos, e são encontradas  no interior do blastocisto, no quinto dia de desenvolvimento do embrião. Células multipotentes têm a capacidade de se diferenciar em uma menor gama de tecidos, por exemplo, células da medula óssea, que se dividem e dão origem a diversos tipos de células sanguíneas. Existem ainda conjuntos de células denominadas oligopotentes, que conseguem se diferenciar em poucos tecidos, e unipotentes, que se diferenciam em único tecido, o que ocorre em partes do corpo humano ao decorrer das fases mais avançadas no desenvolvimento.

As células-tronco distinguem-se em duas classificações: Embrionárias ou Adultas.

CELULAS TRONCO ADULTAS

Podem ser encontradas em estoque em  uma vasta gama de tecidos e órgãos do corpo humano,algumas até com grande potencial de diferenciação. Alguns exemplos são: o tecido nervoso, medula óssea, pâncreas, fígado, tecido adiposo, entre outros vários tecidos que podem ser fonte de células -tronco adultas. É considerado que na medula óssea é onde se encontra a maior riqueza dessas células.

REFERENCIAS:  

http://www.scielo.br/pdf/icse/v11n23/a13v1123.pdf

http://www.lance-ufrj.org/ceacutelulas-tronco.html

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com