TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos Biogeoquimicos

Casos: Ciclos Biogeoquimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A circulação de nutrientes químicos como o carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo, cálcio e água através do mundo físico e biológico são conhecidos como ciclo biogeoquímico. O ciclo biogeoquímico é um caminho pelo qual um elemento químico se move através dos compartimentos bióticos e abióticos da Terra. O elemento é reciclado, embora em alguns casos existam reservatórios, onde o elemento é acumulado ou mantido por um período longo de tempo (tal como o carvão, que é reservatório de carbono). Todos os elementos químicos tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Como os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio natural desse ciclo, esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância.

O estudo desses ciclos se torna cada vez mais importante, como, por exemplo, na avaliação do impacto ambiental de determinado material e quais impactos possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem desse meio para garantir a sua sobrevivência. A compreensão do funcionamento dos ciclos visa um melhor monitoramento da poluição; estabelecimento de técnicas de manejo, tendo em vista das necessidades sustentáveis; determinação e controle da perda de fertilizantes; uso racional de recursos hídricos e minerais; controle do aumento de CO2 na atmosfera.

DESENVOLVIMENTO

Os principais ciclos biogeoquímicos são o ciclo da água, ciclo do carbono, ciclo do oxigênio e ciclo do nitrogênio, mas, também existem outros ciclos na natureza, como o do cálcio e do fósforo.

Ciclo da água

Nosso planeta constitui-se em sua maior parte por água, sendo que 97,4% estão nos mares e oceanos, enquanto apenas 2,6% constituem a água doce (incluindo as geleiras, lençol freático, umidade do solo, do ar, entres outros).

O sol tem um papel importante nesse ciclo, pois, por meio de seu calor, a água que está no estado líquido evapora. O vapor d’ água penetra na atmosfera, encontra uma camada de ar mais fria e, assim, condensa-se (formação de nuvens). A volta da água dá-se por meio da chuva e da neve.

Ciclo do carbono

O carbono da atmosfera está combinado com o oxigênio, formando o gás carbônico. Este gás, por meio da fotossíntese, é transformado em substâncias orgânicas pelos produtores e, dessa forma, o carbono passa a circular pela cadeia alimentar.

O carbono volta ao ambiente na forma de gás carbônico por meio da respiração de animais e vegetais e da decomposição de seus corpos após a morte. O processo de combustão (queima) também libera gás carbônico ao ambiente.

Ciclo do oxigênio

O oxigênio ocupa 21% do ambiente atmosférico, e sua presença no ambiente depende da fotossíntese. Por outro lado, o oxigênio é consumido pelos processos de respiração e combustão.

Como pode-se notar, o ciclo do oxigênio e do carbono estão intimamente associados, já que na fotossíntese há produção de oxigênio e consumo de gás carbônico, e na respiração e combustão ocorre o contrário, havendo consumo de oxigênio e liberação de gás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com