TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cisticercose

Resenha: Cisticercose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  590 Visualizações

A cisticercose é uma doença humana que é adquirida pela ingestão acidental de ovos da Taenia solium, ou por contato com fezes infectadas. Esses ovos dão origem a larvas oncosferas que perfuram o intestino se encaminha para o trato digestório e caem na circulação sanguínea, e se aloja órgãos como e até causar problemas neurológicos. Quando os ovos penetram no sistema nervoso, a doença é identificada como cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

Estes ovos são encontrados na água contaminada pelas fezes de outra pessoa doente. Normalmente o que ocorre para completar o ciclo é que o boi ou porco ingere os ovos, e o humano ingere a carne desses animais contaminados com esses ovos, eles se transformam em cisticercos dentro de seu organismo, que se instalam em sua musculatura e ela contrai a cisticercose. O homem funciona como hospedeiro intermediário, ingerindo água ou alimentos como, legumes, frutas ou verduras contaminados com ovos do parasita.

O Agente Etiológico da cisticercose são os ovos da Taenia solium e da Taenia saginata. Ou seja é a Cysticercus cellulosae, em sua forma larvar que pode estar presente em hospedeiros intermediários, onde os mais comuns são os suínos e os bovinos, onde os humanos acidentalmente podem abrigar esta forma.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com