TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citoesqueleto

Resenha: Citoesqueleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

É formado por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. É composto por proteínas bastante estáveis que são responsáveis por manter a forma da célula e as junções celulares, e auxiliam nos movimentos celulares daí a sua importância para a formação de células neoplasicas, a comunicação entre essas células se dá através de junções que também tem a função de ancorar as células umas nas outras e tem função fundamental no processo de morfogênese, uma modificação ou instabilidade nesse processo gera uma célula defeituosa ou neoplasica que irá se reproduzir de forma desordenada dando origem a um tumor, essa reprodução desordenada continuará pois suas características “enganam” o organismo já que essa célula partiu de uma célula normal.

Como se multiplicam muito, as células cancerosas geralmente têm o citoplasma basófilo, devido à riqueza em ribossomos, o que acontece com todas as células em proliferação. O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são usualmente muito poucos desenvolvidos, e as mitocôndrias e lisossomos, pouco numerosos.

As maiores alterações citoplasmáticas das células cancerosas acontecem no citoesqueleto.

Uma das características que chama a atenção é o poliformismo das células tumorais. Num mesmo tumor, as células diferem muito em forma e tamanho. Em geral, são mais volumosas do que as normais que lhe deram origem, e muitas são aneuplóides, isto é, contem uma quantidade anormal de cromossomos, que não é um múltiplo do número diplóide. Devido à poliploidia e a aneuploidia, um mesmo tumor apresenta núcleos de diversos tamanhos, com alteração da relação núcleo/citoplasma. De modo geral, há variações do volume e numero de nucléolos, aparecimento de maior número de cromossomos e aberrações da forma nuclear. Esses núcleos com freqüência se coram fortemente, aparecendo escuros nos cortes histológicos. No entanto, distinguem-se também alguns núcleos com aspectos vesiculoso, com cromatina frouxa e hipocromáticos. Células binucleadas ou polinucleadas também são freqüentes e as mitoses são abundantes, com alta freqüência de mitoses anômalas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com