TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citoesqueleto

Dissertações: Citoesqueleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

O citoesqueleto constitui-se de um conjunto de proteínas que, associadas a um grande número de proteínas colaboradoras, polimerizam estruturas fibrilares ou tubulares presentes no citoplasma e no interior do núcleo. Estas estruturas compõem o “esqueleto” celular, cuja função, em parte, pode ser comparada às estruturas de ferro que sustentam as edificações humanas.

O citoesqueleto contribui na organização do espaço interior da célula.

Atua em praticamente todos os eventos intracelulares, como o deslocamento de vesículas e organelas, na manutenção da morfologia (forma) da célula e a alteração da mesma, participa dos eventos na divisão citoplasmática e nuclear, e naqueles onde a célula interage com o meio extracelular, como a endo e exocitose, e no deslocamento celular sobre o substrato.

Os três os principais representantes do citoesqueleto: os Microfilamento (MF)polimerizados pela proteína actina, os Microtúbulos (MT), polimerizados por tubulina, e os Filamentos Intermediários (FI), polimerizados por uma família de várias proteínas com ocorrência específica em cada tipo celular.

Os microfilamentos são formados por várias moléculas de uma proteína globular chamada actina. Juntamente com outra proteína denominadamiosina, os microfilamentos compõem as principais estruturas do mecanismo contrátil da célula: são eles responsáveis pela contração e distensão das células musculares. Eles participam também de outros processos, tais como movimentos citoplasmáticos (cicloses) e movimento amebóide.

Os microtúbulos, por sua vez, são filamentos mais grossos, de cerca de 20 a 25 nm de diâmetro, quefuncionam como verdadeiros andaimes de todas as células eucarióticas. São, como o nome diz, tubulares, rígidos e constituídos por moléculas de proteínas conhecidas como tubulinas, dispostas helicoidalmente, formando um cilindro. Um exemplo, desse tipo de filamento é o que organiza o chamado fuso de divisão celular. Nesse caso, inúmeros microtúbulos se originam e irradiam a partir de uma região da célula conhecida como centrossomo (ou centro celular) e desempenham papel extremamente importante na movimentação dos cromossomos durante a divisão de uma célula.

Os filamentos intermediários (FI) são fibras protéicas duras e resistentes encontradas no citoplasma da maioria, mas NÃO todas as células animais.

São denominadas intermediárias porque seu diâmetro aparente (8 a 10 nm) está entre os finos filamentos de actina e os grossos de miosina das células musculares (são intermediários entre a actina e os microtúbulos).

Na maioria das células animais, o núcleo é rodeado por uma extensa rede de FI que se estende para a periferia da célula onde interage com a membrana plasmática.

Além disso existe, abaixo do envelope nuclear, uma estrutura compactamente entrelaçada de FI – a lâmina nuclear.

Outro componente do citoesqueleto é o centríolo (CEN), polimerizado por tubulina e cuja função nas diferentes células vem sendo estudada e questionada, pois não estão presentes nas células dos vegetais superiores.

Os centríolos são organelas NÃO envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Estruturalmente, são constituídos por um total de nove trios de microtúbulos protéicos, que se organizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com