TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos músculos

Seminário: Classificação dos músculos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 3

Quanto à distribuição das fibras musculares, podem ser paralelas (como exemplo temos os mm. fusiformes, onde as fibras descrevem arcos e convergem para tendões) e oblíquas onde às fibras musculares são paralelas entre si e oblíquas ao tendão, assemelhando a pena de aves. Podem ser peniforme, quando a inserção for só de um lado do tendão; bi-peniforme, quando a inserção ocorrer nos dois lados do tendão; multipeniforme, onde as fibras musculares tomam diversas direções em relação ao tendão ou circumpeniforme, onde as fibras se originam e se inserem no mesmo lugar, com um trajeto circular.

Quanto ao número de cabeças os músculos podem ser uníceps, bíceps, tríceps e quadríceps.

Em relação ao número de caudas (porção distal) podem ser monocaudados, bicaudados, tricaudados e policaudados.

Fig 04 – Classificação dos músculos quanto à distribuição das fibras musculares e ao número de cabeças.

Quanto à função que exercem, os músculos podem ser agonistas, antagonistas, fixadores e sinergistas. Os agonistas são responsáveis diretamente por um movimento enquanto os antagonistas são os que se opõem a determinados movimentos. Os fixadores são músculos responsáveis pela fixação do corpo, ou seja, determinam à postura estabilizando um segmento do corpo enquanto outro músculo executa um movimento. Já os sinergistas facilitam a ação de outros músculos.

Para que o músculo se contraia são necessários íons cálcio e energia na forma de ATP, quando a fibra está relaxada existe uma baixa concentração de Ca no sarcoplasma.

O tônus muscular é o estado de contração latente, ou seja, contração não aparente em que se encontram os músculos mesmo quando relaxados. Hipotonia significa tônus muscular diminuído ou ausente, já o contrário existe na hipertonia.

Atrofia muscular é quando ocorre perda de massa muscular e esta pode ser por desuso ou por perda de inervação. A hipertrofia é o contrario da hipotrofia e acontece resultante de grande atividade muscular ou repetitiva.

Uma contração leve de todas as fibras musculares ocorre na contração muscular rápida. Na tetania ocorre uma contração persistente das fibras musculares. Contração isotônica o músculo se encurta e puxa outra estrutura para produzir o movimento o que acontece quando pegamos algum objeto, dentro de um armário. Na contração isométrica, o encurtamento do músculo é mínimo, porém a tensão nele aumenta bastante, é o caso de quando seguramos algum objeto.

Durante os exercícios musculares ocorre vasodilatação e com isso aumenta a necessidade de oxigênio para o músculo que deve ser captado pelo corpo para restaurar os tecidos a condição normal, fenômeno conhecido como débito de oxigênio.

Na fadiga muscular existe a incapacidade do músculo de manter sua força de contração e isto pode estar relacionado à deficiência de oxigenação, esgotamento de glicogênio ou acúmulo de acido lático.

Os anexos musculares são estruturas relacionadas aos músculos que facilitam o trabalho muscular. Fáscia é uma bainha de tecido conjuntivo que envolve grupos musculares protegendo-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com