TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Gerais

Seminário: Considerações Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2014  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

1) Considerações gerais:

Reveste a palma da mão e a planta dos pés.

Dividida em Derme, a camada profunda, e Epiderme, a camada superficial.

Presença dos plexos subpapilar e cutâneo (dificilmente vizualizados nesta lâmina).

O tecido subcutâneo presente é a hipoderme e não faz parte da pele, é formado por tecido adiposo entremeado com tecido conjuntivo frouxo.

Em algumas Lâminas podem ser vistas terminações nervosas como os corpúsculos de Vater-Pacini.

2) Epiderme

Camada mais externa da pele formada por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado contendo cinco subcamadas distintas entre si.

a) Extrato basal ou germinativo

Camada mais profunda apoiada em membrana basal bem desenvolvida formada por células colunares baixas. Não é possível identificar a presença dos melanócitos neste preparado.

b) Extrato espinhoso

Células de forma irregular, apresentam prolongamentos citoplasmáticos (visíveis somente por ME) mantidos pela presença de tonofilamentos que unem, através de desmossomas, as células entre si, responsáveis pelo aspecto espinhoso das células.

É sem dúvida o extrato mais desenvolvido contendo várias camadas de células.

c) Extrato granuloso

De espessura limitada a duas ou cinco camadas. As células apresentam-se achatadas como mostra o núcleo alongado. A intensa basofilia citoplasmática é causada pelos inúmeros grânulos de queratoialina que estas células contém.

d) Extrato lúcido

Camada muito delgada identificada por forte acidofilia, situada entre a granulosa e a córnea. A maioria das células não possui núcleo.

e) Extrato córneo

Caracterizado por ser constituído basicamente por células mortas e delgadas contendo muita queratina.

3) Derme

Composta por de tecido conjuntivo fibroelástico altamente vascularizado que apresenta duas camadas diferentes associadas.

a) Camada reticular

Por ser a camada mais profunda da pele, formada por tecido conjuntivo denso não modelado, é responsável por preencher e sustentar, entre outros, as camadas superiores.

Apresenta-se rica em fibras colágenas espessas dispersas irregularmente, entremeadas por capilares sanguíneos. A maioria das células presentes são fibrócitos.

b) Camada papilar

Camada abaixo da epiderme constituída por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado que, em alguns locais, projeta-se na epiderme e forma as papilas dérmicas. As fibras elásticas são mais delicadas e não podem ser identificadas por HE assim como os macrófagos aí presentes. Podem ser encontrados todos os tipos celulares encontrados no tecido conjuntivo.

4) Anexos tegumentares

a) Glândulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com