TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização da biomecânica

Projeto de pesquisa: Contextualização da biomecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.804 Palavras (44 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 44

Introdução

Conceituação da biomecânica, no contexto de uma disciplina que, entre as ciências derivadas das ciências naturais, ocupa-se com análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, análises físicas de movimentos do corpo humano. Assim, através da biomecânica e de suas áreas de conhecimento correlatas podemos analisar as causas e fenômenos relacionados ao movimento humano. A biomecânica é encarada como uma ciência multidisciplinar, levando-se em consideração cada disciplina que compõe esse espectro, que investiga o movimento.

Desta maneira ressalta-se que a biomecânica é um importante ramo de interação com áreas diversas aplicadas ao estudo do movimento humano.

Destaca-se também a validade dos parâmetros biomecânicos para a análise do movimento na busca de sua otimização, não apenas no sentido de eficiência, mas ainda em relação a um processo de economia e controle da técnica de movimento. Apresenta-se também análise e discussão de resultados práticos de investigação biomecânica sobre aspectos de aplicação do movimento de locomoção humana, por tratar-se de uma classe de movimento muito comum no comportamento motor humano, e composta por movimentos integrados e complexos, donde se conclui genericamente sobre a importância e validade destes parâmetros biomecânicos para a análise do movimento humano.

Contextualização da Biomecânica

A biomecânica consiste na aplicação de princípios de mecânica no estudo de organismos vivos, é o estudo do movimento humano. A biomecânica se utiliza de instrumentos da mecânica (física) que analisa as ações de forças, sobre aspectos anatômicos e funcionais dos seres vivos. Como ocorre cada movimento feito pelo ser, anatômicos, as formas de movimento, lineares, angular, de translação, retilíneo ou curvilíneo, quando falamos em mecânica lembremos que ela é composta por duas subdivisões a estática e a dinâmica.

A estática consiste em sistemas que estão em movimento constante, ou seja, em repouso, sem movimento, já a dinâmica consiste em sistemas que estão em movimento e onde a aceleração esta presente, partindo desse principio temos mais uma subdivisão, a cinemática e a cinética.

Objeto de estudo

O objeto de estudo da Biomecânica é o sistema gestual, isto é, o movimento. Este estudo do sistema gestual consiste na análise da interação do corpo, que realiza a ação, com o meio envolvente.Ou seja, a Biomecânica dedica-se ao estudo das ações dos diversos tipos de corpos, quer sejam partículas, corpos rígidos ou, articulados. Mas, tomando sempre em consideração o meio envolvente e as suas características particulares, como por exemplo, a existência da força da gravidade.

Essa interação entre o corpo e o meio far-se-á tomando como referência os vínculos do sistema, isto é, as cadeias cinemáticas e os diversos graus de liberdade que o corpo apresente. As cadeias cinemáticas permitem determinar que tipo de relação existe entre o corpo e o meio, se é aberta ou fechada, determinado pela existência – ou não – de apoios fixos externos. Os graus de liberdade permitem descrever a localização e a orientação dos corpos ou dos seus segmentos no espaço.

Em termos mais específicos, serão considerados como objetivos da Biomecânica:

a) Aumentar a eficiência técnica de dos sujeitos;

• Estudando e comparando os desempenhos dos melhores com o

• desempenho dos indivíduos a quem se deseja aumentar a eficiência;

• Analisando as técnicas à luz dos princípios da Mecânica;

• Utilizando simulações computadorizadas;

• Melhorando os equipamentos e os materiais.

b) Diminuir a probabilidade de se verificarem lesões, do tipo crónico ou

agudo, decorrentes da atividade física.

De acordo com Adrian e Cooper (1995), estes objetivos podem ser atingidos em diversos domínios da atividade motriz, por outras palavras, em diferentes campos de aplicação.

Campos de aplicação da Biomecânica (Adrian e Cooper, 1995).

Campo Aplicação Objeto de estudo

Biomecânica do Desenvolvimento Estudos dos padrões de movimento e as suas alterações devido à interação do sujeito com o meio envolvente ao longo do desenvolvimento ontogenético.

Biomecânica do Desporto Estudo das técnicas desportivas procurando a maximização da sua eficiência e, redução dos riscos de lesão.

Biomecânica Reabilitava Estudo dos padrões de movimento em sujeitos lesionados ou portadores de deficiências.

Biomecânica Ocupacional Estudo da interação do trabalhador com seu meio de trabalho, no domínio antropométrico, mecânico e, aspectos do envolvimento.

Biomecânica nas Artes Estudo da eficiência das técnicas artísticas (dança, música, teatro, etc.).

Áreas da Mecânica Aplicada e a Biomecânica

Mecânica dos corpos rígidos

• Estática;

• Dinâmica;

• Cinemática;

• Cinética.

Mecânica dos corpos deformáveis

Mecânica dos fluidos

Mecânica dos corpos rígidos

• Examina o sistema estacionário ou com velocidade constante

(aceleração = 0);

• Sistema em equilíbrio;

Ex.: pessoa sentada ou em pé (postura).

Dinâmica

• Examina o sistema em movimento variável (aceleração = 0);

• Sistema em equilíbrio;

Ex.: pessoa levantando cadeira, caminhando.

Cinemática do Movimento

• Estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com