TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular, Cardiovascular E Impulso Elétrico

Casos: Contração Muscular, Cardiovascular E Impulso Elétrico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

1- O que são sinapses e quais suas funções?

R- Sinapse é o ponto de ligação entre um neurônio e outro. Sua função é de fazer a passagem das informações dos sinais pelo corpo.

2- Qual a importância da bainha de mielina?

R- A bainha de mielina funciona como um isolante dos impulsos elétricos. No entanto, quanto maior essa bainha, mais rápida será a sinapse entre os neurônios ou fibras musculares.

3- Qual a relação entre o sistema nervoso e o muscular?

R- Para que possamos fazer qualquer movimento, nosso conjunto de músculos tem que estar em harmonia com o nosso sistema nervoso. O sistema nervoso é que comanda as ações do nosso corpo. Exemplo: para que possamos pegar um copo de água e beber, é preciso que o sistema nervoso envie as informações necessárias para que ocorra essa ação.

4- Explique o mecanismo da contração muscular.

R- A contração muscular ocorre a partir de uma ativação do sistema nervoso(neurônios) com comandos para determinada região muscular que irá executar uma ação. Essa contração pode ser isométrica(estática) ou dinâmica que resulta de movimentos das partes do nosso corpo.

5- O que é contração isométrica? Dê um exemplo.

R- Contração isométrica se dá pela força ou movimento que resulta numa posição estática. As articulações não se movem, não há encurtamento muscular, mas gera uma tensão muscular. Ex: sentar com as pernas cruzadas e manter a coluna ereta.

6- Explique resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas?

R- O átrio direito recebe a entrada de sangue venoso, o esquerdo recebe o sangue arterial. Os ventrículos fazem a saída do sangue venoso e arterial para o corpo e as válvulas cardíacas impedem o refluxo do sangue.

7- Como é transmitido o impulso elétrico pelo coração?

R- O impulso elétrico no coração acontece quando as fibras cardíacas tem a capacidade de autoexcitação, no caso da nodo sinoatrial que causa uma descarga automática e ritmada junto com a contração.

8- Explique as alterações do sistema cardiovascular durante o exercício físico.

R- Durante um exercício físico é exigido mais oxigenação nas células para que elas facilitem a circulação do sangue para chegar mais rápido ao músculo cardíaco. Daí se aumenta a frequência cardíaca. Os músculos que estão sendo solicitados sofrem uma vasodilatação que faz com que o coração bombeie mais sangue para a área trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com