TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Galvânica

Pesquisas Acadêmicas: Corrente Galvânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

CORRENTE GALVÂNICA

A Corrente Galvânica é uma corrente do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do polo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo e outro negativo, havendo necessidade de ambos estarem em contato com o paciente fechando o circuito.

O termo “contínuo" indica que a intensidade de corrente é constante em valor e em direção. A aplicação terapêutica da corrente contínua divide-se em: galvanização propriamente dita, e iontoforese (ionização).Os efeitos terapêuticos da CG devem-se, em grande parte, aos efeitos polares da corrente contínua sobre as células do organismo. A CG produz uma diminuição do limiar de excitabilidade das fibras nervosas motoras, levando a uma maior capacidade de reação e função. As fibras nervosas motoras reagirão mais efetivamente, elevando sua função, principalmente nos casos de paresias e atrofias.

A iontoforese (ionização) é uma técnica não invasiva que usa a corrente elétrica para prover uma maneira controlada de aumentar a transferência transdermal de uma variedade de drogas.

Além de favorecer a penetração de substâncias nutritivas, também estimula os tecidos, promovendo um aumento do metabolismo e melhora da atividade celular. Podem ser utilizados dois eletrodos em esfera movimentados ao mesmo tempo, ou uma esfera e o outro em bastonete, ou eletrodos em forma de caneta.

FUNÇÃO DA CORRENTE GALVÂNICA: IONTOFORESE

#IONIZAÇÃO

#DESINCRUSTE

#MICROCORRENTE.

Na estética o tratamento de estrias, acne, olheiras, desincruste (retirar a oleosidade), ionização facial e corporal, rugas, linhas de expressão e eliminação do excesso de sebo da pele são apenas alguns dos usos da corrente galvânica, direta, constante ou contínua, técnica esta com muitos outros fins terapêuticos nomeadamente em fisioterapia. O termo “contínuo” indica que a intensidade de corrente é constante em valor e em direção. A aplicação terapêutica da corrente contínua divide-se em: galvanização propriamente dita, e iontoforese (ionização). Os efeitos terapêuticos de ambas aplicações são devidas, em grande parte, aos efeitos polares da corrente contínua sobre as células do organismo.

A corrente galvânica é uma forma de eletroterapia na qual temos um sentido único de corrente, onde os elétrons dirigem-se do pólo negativo em direção ao pólo positivo, a partir do circuito regenerador, criando assim duas áreas com dois pólos bem distintos. A corrente galvânica é uma corrente de baixa frequência, com fluxo de elétrons constante sem interrupção nem variação de intensidade na unidade de tempo. Esta corrente flui de forma unidirecional por pelo menos de um segundo, mas pode ser revertida, interrompida e conter rampas. Por definição corrente contínua não tem pulsos, portando não tem parâmetros de pulso ou de forma de onda. No estimulador corrente contínuo simples, não existe nem reversão da polaridade nem possibilidade de rampa. A interrupção é feita manualmente com um interruptor existente no eletrodo de estimulação.

A corrente contínua em um circuito eletrônico simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com