TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios De Inclusão De Doenças Em Programas De Triagem Neonatal

Pesquisas Acadêmicas: Critérios De Inclusão De Doenças Em Programas De Triagem Neonatal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 4

Critérios de Inclusão de Doenças em Programas de Triagem Neonatal

Os critérios habitualmente usados para programas de triagem, em geral, seguem aqueles propostos por James Wilson e Gunnar Jungner em 1968, em documento publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são eles:

1. A condição a ser triada deve ser um importante problema de saúde;

2. A história natural da doença deve ser bem conhecida;

3. Deve existir um estágio precoce identificável;

4. O tratamento em estágio precoce deve trazer benefícios maiores do que em estágios posteriores;

5. Um teste adequado deve ser desenvolvido para o estágio precoce; o teste deve ser aceitável pela população;

6. Intervalos para repetição do teste devem ser determinados;

7. A provisão dos serviços de saúde deve ser adequada para a carga extra de trabalho clínico resultante da triagem;

8. Os riscos, tanto físicos quanto psicológicos, devem ser menores do que os benefícios.

-O objetivo é trazer esta criança em tempo hábil para a confirmação diagnóstica, introdução do tratamento dos casos confirmados, possibilitando a prevenção das possíveis complicações.

Fenilcetonúria

É uma doença genética, de desordem autossômica recessiva, causada pela deficiência parcial da enzima fenilalanina-hidroxilase que metaboliza a fenilalanina. A introdução de uma dieta com baixo teor de fenilalanina e uma alimentação restrita de alimentos protéicos deve ter inicio nos primeiros meses de vida para evitar o retardo mental manifestações clínicas mais severas da doença como distúrbios motores e de comportamento, epilepsia e déficit de estatura, entre outros.

Hipotireoidismo Congênito

O hipotireoidismo congênito (HC) é uma síndrome clínica hereditária causada por deficiência de hormônios tireoidianos, resultando em redução generalizada de processos metabólicos. Na maioria das vezes (90%), é causada por anomalia na embriogênese, seguida por erros metabólicos da função tireoidiana de herança autossômica recessiva. Como conseqüência, aparecem alterações do crescimento e do desenvolvimento, sendo uma das mais freqüentes causas tratáveis de deficiência intelectual, e se não tratada antes de apresentar qualquer sintoma, resultará em deficiência intelectual e/ou física de diversos graus, definitiva e irreversível.O momento ideal para o diagnóstico do Hipotireoidismo Congênito é o período neonatal, pois se sabe que a partir de 4 semanas de vida, a deficiêcia de hormônios tireóideos já pode causar alguma lesão neurológica.

Doenças Falciformes e outras hemoglobinopatias

A doença falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração das hemácias no sangue, devido à produção da hemoglobina S; tornando as hemácias parecidas com uma foice. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia e obstrução vaso-oclusivo. Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção.

Hiperplasia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com