TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia em camada fina (CCD)

Seminário: Cromatografia em camada fina (CCD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Seminário  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Cromatografia em camada delgada (CCD)

A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. É uma técnica versátil e de grande aplicação, pois possui uma variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias.

Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes, ou seja, os componentes da amostra têm diferentes velocidades ao passarem pela fase estacionária.

A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.

Resultados

Dados:

X: Distância percorrida pela mistura (fase estacionária)

Y: Distância percorrida pela fase móvel

Rf=X/ Y, Sendo Rf: 0,4 ≤ X ≤ 0,6

B: tintura de Berberis vulgaris

H: Tintura de Hydrastris canadensis

Sistema eluente 1:

Eluiu devagar, devido à maior polaridade do eluente.

A substância amarela interagiu mais com a fase estacionária.

A competição ocorrida não foi justa, pois houve muita interação com a fase estacionária e pouca competição entre as substâncias. Ela vai ficar mais retida porque vai interagir muito mais com fase estacionária devido à diferença de polaridade que existe entre o eluente e a sílica, mesmo o eluente sendo mais polar, como é uma competição e ele vai interagir mais com a fase estacionária, ele acaba interagindo mais com a fase móvel.

Foi aumentada tanto a polaridade da substância que não houve competição entre a fase móvel e a fase estacionária. Se aumentar muito a polaridade a substância ficará retida, ou seja, não haverá competição e ela não irá se locomover da fase estacionária.

Sistema eluente 2

A substância amarela eluiu muito mais com o eluente 2 do que com o eluente 1,isso significa que o eluente 2 é menos polar.

A substância azul é menos polar do que a substância amarela. Devido à substância amarela ser mais polar, ela interagiu mais com a fase estacionária (sílica) e por isso ficou mais retida. Como foi utilizada uma fase móvel mais polar, a substância amarela ficou mais retida, porque ela é mais

O eluente interagiu mais com a fase móvel do que com a fase estacionária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com