TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÉLULAS TRONCO

Casos: CÉLULAS TRONCO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

CÉLULAS-TRONCAS

Projeto apresentado para integralização da disciplina de Trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em CIÊNCIAS BIOLOGICA do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DO TEMA.... 1

2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS.... 2

3 JUSTIFICATIVA.... 4

4 METODOLOGIA.... 5

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.... 5

6 REFERÊNCIAS.... 6

7 CRONOGRAMA.... 6

8 APÊNDICES E ANEXOS.... 7

CÉLULAS - TRONCAS

RESUMO

Sobre células tronco=As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e de se transformar (num processo também conhecido por diferenciação celular) em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1 acidente vascular cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

PALABRAS-CHAVE: Células Troncas Pluripotentes. Evoluções em Laboratórios. Melhorias e os benefícios para a cura.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho traz informações sobre células troncas; inclui uma explicação sobre o que são as células troncas; o que são células troncas pluripotentes; como as células troncas pluripotentes são formadas; porque elas são importantes para a ciência e para a medicina; e, o que são as células troncas adultas.

O que são as células troncas?

As células troncas são células que tem a capacidade de se dividir indefinidamente num meio de cultura e dar origem às células especializadas. Tais células podem ser descritas mais apropriadamente dentro do contexto do desenvolvimento humano normal. O desenvolvimento humano começa quando um espermatozóide fecunda um óvulo e cria uma única célula, que tem potencial para formar um organismo inteiro. O ovo fertilizado é dito totipotente, pois o seu potencial de diferenciação é total. Nas primeiras horas após a fertilização, está célula se divide em células totipoptentes idênticas. Isto significa que qualquer uma dessas células se colocadas no útero de uma mulher, tem potencial para desenvolver um novo feto. De fato, gêmeos idênticos se formam quando duas dessas células totipotentes se separam e desenvolvem dois novos indivíduos geneticamente idênticos.

Aproximadamente quatro dias após a fertilização e após vários ciclos de divisão celular, essas células totipotentes começam a se especializar e formam uma esfera oca, denominada de blastocisto. O blastocisto tem uma camada externa de células (trofoderma) e dentro da esfera oca há um agrupamento de células chamado de massa celular interna.

A camada externa de células do blastocisto irá formar a placenta e outros anexos necessários para o desenvolvimento fetal no útero. A massa celular interna do blastocisto é a responsável pela formação do embrião propriamente dito, ou seja, de todos os tecidos e órgãos humanos. Embora esta massa interna tenha a capacidade de formar todo tipo de célula encontrada no corpo humano, ela, sozinha, não pode formar um organismo, pois é incapaz de originar a placenta e os demais anexos, necessários para o desenvolvimento do feto no útero humano. As células que compõe esta massa celular são ditas pluripotentes, ou seja, elas podem originar muitos tipos de células, menos a placenta e os anexos. Pelo fato de seu potencial não ser total, tais células não são totipotentes, não são embriões. De fato, se implantarmos apenas as células da massa interna num útero humano, elas não deverão se desenvolver num novo embrião.

As células troncas pluripotentes sofrem mais especializações originando novas células troncas, que deverão dar origem a novas células com funções específicas. Assim temos as células troncas do sangue que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Temos também as células troncas da pele, que dão origem aos vários tipos de células deste tecido. Estas células ainda mais especializadas recebem o nome de células multipotentes.

As células multipotentes podem ser encontradas em crianças e em adultos. Considere, por exemplo, uma das células troncas mais conhecidas: as células troncas do sangue. Estas células estão presentes na medula óssea de adultos e crianças. Estas células também podem ser encontradas, em pequeno número, na corrente sanguínea. As células troncas do sangue têm como função vital reabastecer continuamente nosso suprimento de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, durante toda a nossa vida. Uma pessoa não pode viver sem as células troncas do sangue.

Nos últimos anos o assunto “células-tronco” tem sido muito debatido, e é objeto freqüentemente exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas de que as suas potencialidades são enormes, e pode-se esperar um novo tipo de Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje são uma série de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com