TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células E Suas Estruturas

Monografias: Células E Suas Estruturas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é a parte da Biologia que se dedica ao estudo das células e suas estruturas. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida.

As células começaram a ser estudadas a partir dos trabalhos com cortiça realizados por Robert Hooke em 1665. Esse pesquisador inglês foi o primeiro a visualizar células em um microscópio. Como ele verificou células de cortiça mortas, acreditou que essas estruturas eram apenas câmaras vazias, daí a denominação célula, que significa pequena cela.

Com o desenvolvimento dos microscópios e estudos mais aprofundados em outros materiais, percebeu-se que todos os seres vivos apresentavam células e estas eram muito mais complexas do que as estruturas visualizadas por Hooke. Os trabalhos do botânico Mathias Schleiden e do zoólogo Theodor Schwann foram fundamentais para a construção da chamada Teoria Celular, que dizia que todos os seres vivos eram compostos por células.

Em 1855, Rudolf Virchow publicou um trabalho em que ele afirmava que todas as células originavam-se de outra célula preexistente. Entretanto, somente em 1878, Walther Flemming observou o processo de divisão celular e conseguiu provar como a multiplicação das células ocorria.

As conclusões obtidas nesses dois trabalhos foram incorporadas à Teoria Celular, que, atualmente, é conhecida por três pontos principais:

→ Todos os organismos vivos são formados por uma ou várias células;

→ As células são as unidades funcionais dos seres vivos;

→ Uma célula somente se origina de outra existente.

Atualmente, admite-se que as células são formadas por três partes básicas: a membrana, o citoplasma e o núcleo. Vale destacar, no entanto, que o mais correto é admitir que todas as células possuem material genético, uma vez que nem todas possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca. As células que não possuem membrana nuclear são chamadas de células procarióticas, e as que possuem a membrana recebem a denominação de eucarióticas.

A membrana plasmática de uma célula possui como função principal controlar o que entra e o que sai dessa estrutura. Graças a essa importante característica, dizemos que ela possui permeabilidade seletiva. O modelo que melhor representa a estrutura da membrana atualmente é o modelo do mosaico fluido, que admite que ela é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão imersas proteínas.

O citoplasma é um líquido viscoso presente entre o núcleo e a membrana onde estão localizadas as organelas, que são estruturas responsáveis pelas mais variadas funções da célula. Analisando as organelas celulares, também é possível perceber a diferença entre uma célula eucariótica e uma procariótica. Nessas últimas são encontrados apenas ribossomos, enquanto nas eucarióticas uma variada gama de organelas é observada.

Veja a seguir as principais organelas visualizadas em uma célula:

→ Retículo endoplasmático liso – Relaciona-se, principalmente, com a síntese de lipídios e carboidratos.

→ Retículo endoplasmático rugoso – Responsável pela síntese intensa de proteínas.

→ Ribossomo – Relaciona-se com a síntese de proteínas.

→ Complexo Golgiense – Possui como principal função a secreção celular.

→ Mitocôndrias – Envolvidas no processo de respiração celular.

→ Lisossomo – Organela exclusiva das células animais, o lisossomo está relacionado com a digestão intracelular.

→ Centríolo – Possui importante papel na divisão celular. O centríolo também é uma organela exclusiva das células animais.

→ Peroxissomo – Destrói substâncias tóxicas.

→ Cloroplasto – Atua no processo de fotossíntese, não sendo encontrado, portanto, nas células animais.

→ Vacúolo – Relacionado com a digestão intracelular e acúmulo de substâncias.

Desde o entendimento de que os seres vivos são formados por células até os dias atuais, muito conhecimento sobre a Biologia Celular foi adquirido. Apesar disso, ainda faltam muitos estudos a serem realizados. Logo mais abaixo você encontrará textos que lhe ajudarão a ampliar conhecimentos sobre esse ramo de estudos.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos de "Biologia Celular "

• Adesão e comunicação entre as células

Desmossomos, zônulas oclusivas, zônula de adesão e junções comunicantes: características e funções.

• Biologia Celular

Características da Biologia Celular, antes denominada Citologia.

• Células Procariontes

Características das células procariontes, células desprovidas de carioteca.

• Ciclo Celular

Entenda um pouco mais sobre o período de vida de uma célula

• Citoplasma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com