TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células-tronco

Artigo: Células-tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Células Tronco

Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células. Todo os 200 tipos celulares distintos encontrados entre as cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto derivam das células precursoras denominadas células mãe. São células mestras que têm a capacidade de se transformarem em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.

O processo de geração de células especializadas – do sangue, dos ossos, dos músculos, do sistema nervoso e de outros órgãos e tecidos humanos é controlado pelos genes especifico na célula tronco, mas os pesquisadores ainda não dominam todos os fatores envolvidos no processo.

Células-tronco embrionárias

São células derivadas da massa celular interna do blastócito, que é um embrião formado aproximadamente 5 dias após a fecundação. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como totipotentes ou pluripotentes.

Células-tronco Totipotentes: Podem produzir, além das células embrionárias, células da placenta e dos anexos embrionário.

Células-tronco Pluripotentes: Podem produzir células de todos os tecidos embrionários, exceto células extra-embrionárias.

Células-tronco adultas

São células presente no organismo e com grande capacidade de diferenciação. Essas células trabalham para reparar danos e repor células do organismo. Como células-tronco adultas podemos citar a medula óssea, fígado, cordão umbilical, etc. Essas células podem ser colhidas tanto em adultos como em crianças.

As terapias com células-tronco adultas têm obtido resultados muito satisfatórios, principalmente entre diabéticos, pessoas com lesões na medula e com mal de Parkinson.

Células-tronco Multipotentes: Essas células podem produzir apenas uma linhagem celular. Por exemplo: as células hematopoiéticas são capazes de produzir apenas células do tecido sanguíneo (hemácias , linfócitos e plaquetas).

Células-tronco Unipotentes: Produzem apenas um tipo celular, mas possuem grande capacidade de renovação.

A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso. Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com