TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células-tronco e sua classificação

Projeto de pesquisa: Células-tronco e sua classificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As pesquisas com células-tronco embrionárias causaram e ainda causam muitas polêmicas entre alguns grupos da sociedade como cientistas e religiosos que são contra o uso de células embrionárias.Para os cientistas a pesquisa é o caminho para a evolução dos tratamentos médicos e a busca da cura de várias doenças.Já para os religiosos,a manipulação de célula-tronco fere os conceitos morais e éticos de suas crenças.

O conflito gerado por essa discussão chegou aos tribunais resultando na aprovação da lei. O art.5º da lei biossegurança.

OBJETIVO

O objetivo do trabalho é aprimorar os conhecimentos sobre células tronco e suas classificações assim levando a uma breve explicação de como o uso da mesma foi aprovado em nosso país assim fazendo com que o uso de células-tronco, seja a esperança para portadores de graves problemas de saúde e também e como forma de tratamento vem evoluindo gradativamente.

JUSTIFICATIVA

Devido ao avanço da ciência e da tecnologia podemos obter resultados extraordinários na área da saúde,isso tem nos colocado a frente de novas situações até pouco tempo atrás imagináveis. Porém o assunto células-tronco vem trazendo polemicas pois há divergência no assunto entre alguns grupos da sociedade.

E por esta razão desenvolvemos o nosso trabalho com o tema células-tronco com analise da bioética que se baseia na necessidade de respeito a moral social e esclarece dúvidas sobre o assunto.

O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO

São células utilizadas em procedimentos terapêuticos principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso. Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.

Quando um espermatozóide penetra no óvulo, iniciando a fecundação, o DNA do pai liga-se ao DNA da mãe, e juntos vão formar uma nova célula que através de suas divisões formará um novo ser humano. Esta primeira célula, é indiferenciada sem qualquer característica tecidual definida, e se chama célula-tronco.

Durante cinco dias, estas células, se dividem apenas em novas células-tronco e a partir daí, começa uma intensa divisão celular, onde as células-filhas apresentam características definidas e começam a formar os diferentes tecidos que formam um ser humano.

Portanto a célula-tronco é chamada também de célula-mãe ou progenitora, pois é dela que derivam os quatro trilhões de células que formam um bebê em seu nascimento.

Este processo, que gera as células especializadas é regulado, em cada caso, pela evolução genética específica da célula-tronco. Por camadas, estas células começam a se dividir e a formar os diferentes tecidos, tais como o coração, os músculos, os ossos, o sangue, os neurônios, porém ainda não se sabe como isso ocorre e que outros fatores estão envolvidos. Compreender e controlar esse processo são um dos grandes desafios da ciência na atualidade, sendo de grande importância, para isso o estudo das células-tronco embrionárias.

No adulto, as células-tronco ficam armazenadas na medula óssea, produzindo sangue. São chamadas de hematopoiéticas. Quando há uma lesão em qualquer órgão, um sinal químico é enviado à medula, que libera células-tronco, na tentativa de corrigir o problema. Na maioria das vezes, isto é positivo.

TIPOS DE CÉLULAS TRONCO

Elas podem ser classificadas segundo a sua capacidade de gerar novos tipos celulares, ou seja,sua potencialidade. São elas :

Celula tronco Totipotentes:

Células-tronco totipotentes são o único tipo capaz de originar um organismo completo, uma vez que têm a capacidade de gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo, incluindo tecidos embrionários e extra embrionários como a placenta. Os únicos exemplos de células-tronco totipotentes são o óvulo fecundado (zigoto) e as primeiras células provenientes do zigoto, até a fase de 16 células da mórula.

Celulas tronco Pluripotentes:

Células pluripotentes são aquelas que conseguem se diferenciar na maioria dos tecidos, menos em anexos embrionários. São células pluripotentes as células-tronco presentes na massa interna do blastocisto, estrutura que corresponde a um aglomerado com cerca de 200 células, no quinto dia do desenvolvimento do embrião.

Celulas tronco Multipotentes:

As células-tronco multipotentes têm a capacidade de gerar um número limitado de células especializadas. Elas são encontradas em quase todo o corpo, sendo capazes de gerar células dos tecidos de que são provenientes. São responsáveis também pela constante renovação celular que ocorre em nossos órgãos. As células da medula óssea, as células-tronco neurais do cérebro, as células do sangue do cordão umbilical são exemplos de células-tronco multipotentes.

Quanto à sua origem, as células-tronco podem ser classificadas em células-tronco embrionárias ou adultas.

Celulas tronco embrionárias:

As células-tronco embrionárias, atualmente cultivadas em laboratório, são obtidas a partir de um embrião nos estágios iniciais de desenvolvimento, na fase anterior à implantação no útero materno, ou seja, o blastocisto. As células-tronco denominadas embrionárias estão localizadas no interior do blastocisto, formando a chamada massa interna de células, constituída por cerca de 30-35 células. Já a camada de células exterior do blastocisto vai originar estruturas extra-embrionárias como a placenta e a bolsa amniótica. À medida que o embrião se desenvolve, as células-tronco embrionárias do interior do blastocisto se diferenciam em todos os tipos de células do nosso organismo: sangue, pele, músculo, fígado, cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com