TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA

Casos: DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 2

O filme inicia com o surto de várias epidemias. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e, assim, várias doenças graves como varíola, malária, febre amarela entre outras, espalhavam-se facilmente.

O presidente então nomeou o médico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema: ele criou o instituto soroterápico de manguinhos, para criação de vacinas. Numa ação, o sanitarista convocou pessoas para ações que invadiam as casas, queimavam roupas e colchões como tentativa de acabar com as epidemias. As pessoas com moléstias mais graves, eram obrigadas a ficar de quarentena.

Sem nenhum tipo de ação educativa, a população foi ficando cada vez mais indignada, e o auge do conflito foi a instituição de uma vacinação anti-varíola (em 1904). A população saiu às ruas e iniciou a REVOLTA DAS VACINAS e Oswaldo Cruz acabou afastado.

Em 1923 surge a LEI ELOI CHAVES, que criou as CAIXAS DE APOSENTADORIA E PENSÃO - essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários. A primeira delas foi a dos ferroviários. Elas tinham entre suas atribuições a assistência médica ao funcionário e a família, aposentadorias e pensões.

Em 1930 quando Getúlio Vargas toma o poder, é criado o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas.

Com início da ditadura militar no Brasil, uma das discussões sobre saúde pública brasileira se baseou na unificação dos IAPs como forma de tornar o sistema mais amplo.

Em 1960, ocorreu a unificação dos IAPs em um regime único para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Aconteceu em 1967 pelas mãos dos militares a criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Surgiu então uma demanda muito maior que a oferta. A solução encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos serviços prestados à população.

Em 1974, os militares criaram o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social, que ajudou a remodelar e ampliar a rede privada de hospitais, por meio de empréstimos com juros subsidiados.

Em 1978, a estrutura foi se modificando tendo a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS, que ajudou nesse trabalho nos repasses para iniciativa privada.

Ocorre então em 17 de Março de 1986, a 8ª CONFERÊCIA NACIONAL DE SAÚDE, que foi um marco na história do SUS.

Criada por José Sarney, o primeiro presidente civil após a ditadura, e foi a primeira conferência a ser aberta à sociedade, também, foi importante na propagação do movimento da Reforma Sanitária.

A 8ª Conferência Nacional de Saúde resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais.

A Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira, ao definir a saúde como "direito de todos e dever do Estado".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com