TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue e febre amarela

Artigo: Dengue e febre amarela. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

DENGUE E FEBRE AMARELA

A dengue é uma doença febril aguda, de curta duração, causada por vírus. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo. O vírus é introduzido no nosso organismo pela picada de um mosquito, Aedes aegypti, infectado com o vírus da dengue.

Os sintomas da dengue são: febre de início súbito, que geralmente dura de três a cinco dias, dor de cabeça intensa, dor na região retrorbitária (atrás dos olhos), dores musculares e articulares, perda do apetite, alterações gastrointestinais e podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo (exantema). A dengue pode apresentar desde a infecção assintomática, formas parecidas ao quadro gripal, até a forma grave, hemorrágica, que pode causar a morte.

A febre amarela é também doença febril aguda, acompanhada de icterícia e/ou hemorragias, em indivíduos residentes ou procedentes nos últimos 15 dias, de área de risco para febre amarela silvestre, vide mapa, sem comprovação de vacinação contra febre amarela nos últimos dez anos. Na região silvestre, o vírus é introduzido no nosso organismo pela picada de um dos seguintes mosquitos: Haemagogus janthinomys, Haemagogus leucocelaenus ou pelo Sabethes chloropterus, infectados com o vírus da febre amarela. No entanto, há grande preocupação com a urbanização da febre amarela e que ela venha a ser transmitida na região urbana. Isto poderá ocorrer futuramente se não tomarmos medidas enérgicas, pois o mesmo mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti, pode transmitir a febre amarela, na região urbana.

Os sintomas da febre amarela são: febre de início súbito, com duração máxima de 12 dias, pulso lento em relação à temperatura, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, prostração, náuseas e vômitos com sangue escuro, comprometimento hepático e renal. Pode aparecer icterícia e hemorragias, torpor, e evoluir para o coma e a morte. A febre amarela pode apresentar desde a infecção assintomática, formas brandas, até a forma grave que causa a morte.

Tanto a dengue e principalmente a febre amarela, são doenças que podem matar as pessoas. Quando diagnosticadas e tratadas a tempo, o risco de morrer em decorrência dessas doenças diminui muito. Por isso, é muito importante que as pessoas procurem atendimento médico logo no início dos primeiros sintomas.

HEPATITE

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.

Hepatite A: a hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas. A detecção da hepatite A se faz por exame de sangue e não há tratamento específico, esperando-se que o paciente reaja sozinho contra a Hepatite A. Apesar de existir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com