TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animação 2D: Dengue, Febre Amarela E Leishmaniose Em Vídeos-informativos

Dissertações: Animação 2D: Dengue, Febre Amarela E Leishmaniose Em Vídeos-informativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 6

Félix da Silva, Mara Andrea Dota

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Campus Universitário de Rondonópolis

tekkafelix@hotmail.com, maradota@yahoo.com.br

1- Introdução

Considerando que, hoje as várias tecnologias como retroprojetores, televisores, vídeos, DVDs e até mesmo computadores, demonstram um grande potencial no que se diz respeito a propagação da informação, supõe-se que cada vez mais a utilização dessas tecnologias auxilie na evolução construtiva de uma sociedade melhor.

Sabe-se também que a utilização do computador pode desenvolver áreas como a criatividade, a geração de próprias estratégias até mesmo de aprendizagem, a percepção de diferentes formas de representações gráficas (desenhos, esquemas, animações), diversas habilidades perceptivo-visuais, lógico formais, e associativas, de acordo com Santos e Maia (2007).

Tem-se também como forte aliada na contribuição da formação de uma sociedade bem mais informada, a utilização da Internet, que possui um enorme acervo de informações, fornecendo esclarecimento de dúvidas, propiciando a interação com outras etnias e rápida divulgação de novos conhecimentos.

Levando em consideração tais vantagens, propõe-se o desenvolvimento de vídeos-animação em 2D disponibilizados na Internet, afim de levarem informações a respeito de doenças típicas no Mato Grosso como Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose auxiliando no combate e na prevenção dessas doenças.

2- Justificativa

A proposta de fazer vídeos-animação 2D a respeitos das doenças Dengue/Febre Amarela/Leishmaniose surgiu a partir da necessidade de informar na tentativa de combater e erradicar tais doenças.

Sendo voltada para o público infantil devido ao fato de que, geralmente a criança aprende muito mais rápido que um adulto, sendo assim, um possível multiplicador dos conhecimentos adquiridos, levando para si tais aprendizados e os praticando em sua vida adulta.

O fato de escolher vídeos em animação 2D, deve-se ao motivo de tentar cativar a total atenção das crianças, facilitando a compreensão de um assunto que pode ser considerado complexo para essas idades.

3- Objetivo Geral

Objetiva-se desenvolver vídeos-animação em 2D com intuito informativo, nos quais tendem a solucionar dúvidas à respeito do que seja Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose, quais os tipos dessas doenças, sintomas causados pelas mesmas, como combater e de que forma deve ser feita a prevenção da proliferação de tais epidemias.

Projetando-se também que, os vídeos informativos sobre as três doenças sejam totalmente voltados para o público infantil.

4- Objetivos Específicos

Pretende-se estudar diferentes ferramentas de animação em 2D, tanto livres como proprietárias, analisá-las dentro de um contexto, compará-las para então desenvolver os vídeos, que seguirão roteiros infantis e informativos sobre a Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose, disponibilizando ao público via web e aos avaliadores da produção animada dos vídeos na versão de teste.

Pretende-se também, estudar sobre Interface Homem Computador (IHC) que sejam voltadas para o público infantil, proporcionando a informação com criatividade num ambiente agradável para este público, pois se pressupõe que tais interfaces possuam finalidades de promover interesse em diferentes perfis de crianças.

5- Detalhamento da Proposta

A contribuição técnica será o desenvolvimento de vídeos-animação em 2D, o estudo de ferramentas de edição de vídeo, como também o estudo sobre IHCs infantis.

O desenvolvimento de vídeos-animação em 2D darão ênfase a informação de doenças como Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose, que são doenças com grande incidência no Mato Grosso, sendo que para tal desenvolvimento, surge a necessidade de fazer um estudo sobre ferramentas de edição de vídeo em 2D tanto livres como proprietárias.

O estudo sobre os tipos IHC voltadas para crianças tende a contribuir com esta pesquisa, auxiliando na escolha de uma interface que possua recursos visuais de fácil compreensão, com imagens e cores que possibilitem o alcançar do objetivo proposto, sendo especificamente voltada para o público infantil.

Esses estudos terão base em livros, artigos e materiais já publicados nas áreas de IHC infantil, de vídeo e animação em 2D, propiciando analisar cada ferramenta estudada, podendo assim fazer um comparativo entre as mesmas, afim de, selecionar uma ferramenta para o desenvolvimento dos vídeos propostos.

Cada vídeo-animação a ser desenvolvido, será disponibilizado via web e seguirá um roteiro no qual buscará informar e solucionar as dúvidas mais comuns entre a população a respeito de Dengue/Febre Amarela/Leishmaniose, voltado para o público infantil.

O roteiro a ser seguido, exige um prévio conhecimento sobre as epidemias citadas, propiciando uma interdisciplinaridade entre Informática, Biologia e Enfermagem da UFMT do Campus Universitário de Rondonópolis (CUR) visando um estudo mais aprofundado dessas doenças e possibilitando uma troca de conhecimentos.

Após a definição dos roteiros e através da interação com o Grupo de Jogos da UFMT-CUR que confeccionarão os desenhos a serem utilizadas nas edições de imagens, se dará a produção e apresentação dos vídeos ao público via web, para que se faça uma avaliação do que fora produzido numa versão teste.

6- Revisão Bibliográfica Preliminar

Nos últimos anos, é percebida uma melhora nas condições de vida e saúde de forma contínua e sustentada na maioria dos países, inclusive o Brasil, tendo avanços na saúde pública e na medicina devido a progressos políticos, econômicos, sociais e ambientais, de acordo com Buss (2000).

Nota-se também que a expectativa de vida brasileira teve um aumento significativo, que em 1991 era de 67 anos, chega aos 72,57 anos de vida em 2008, dados de Estatístico (2008). Contudo, vive-se um momento em que as epidemias tais como a Febre Amarela, a Dengue e a Leishmaniose exigem maior atenção de toda a comunidade, sendo que só a dengue causou 230.829 vítimas com 130 óbitos só nos 4 primeiros meses de 2008 conforme revela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com