TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desequilibrio Hidroeletrolitico

Trabalho Universitário: Desequilibrio Hidroeletrolitico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  2.080 Visualizações

Página 1 de 16

Anhanguera

Curso de Graduação em Enfermagem

Desequilíbrios Hidroeletrolíticos

Trabalho apresentado á disciplina Ciência e

Tecnologia na Saúde como pré requisito de avaliação.

Professor : Allen Fernnando O. Lima

São Paulo

2013

Capiltulo 1 - Introdução

As concentrações de eletrólitos no sangue são mensuradas para se determinar a presença de alguma anormalidade e, caso ela exista, os resultados são utilizados para acompanhar a resposta ao tratamento. O Sódio, Potássio, Cálcio, Fosfato e o Magnésio são os eletrólitos mais envolvidos nos distúrbios do equilíbrio do sal. A concentração (nível) de cada eletrólito em uma solução de sais dissolvidos pode ser mensurada e, geralmente, ela é expressa como quantidade em miliequivaletes (mEq) por unidade volume da solução(normalmente em litros). Os eletrólitos encontram-se dissolvidos nos três compartimentos de água corpórea: o líquido no interior das células (intracelular), o líquido no espaço que circunda as células (extracelular) e o sangue (os eletrólitos dissolvem-se no soro, no qual é a parte líquida do sangue). As concentrações normais dos eletrólitos nesses líquidos variam, em concentrações elevadas no interior das células e em concentrações baixas fora delas. Cuidados especiais devem ser dados aos pacientes críticos como vítimas de traumas, grandes queimados, portadores de insuficiência cardíaca ou renal, em quimioterapia e mesmo atletas de alto desempenho sintomáticos.

1.1 Contextualização

Os principais desequilíbrios hidroeletrolíticos na área da saúde e as principais doenças associadas. Esses desequilíbrios podem ser fatais se não corrigidos adequadamente.

1.2 Problema

Desequilíbrios hidroeletrolíticos são frequentemente observados em pacientes críticos, comuns em pacientes de emergência, a apresentação clínica pode ser assintomática ou com graves sintomas como alteração do estado neurológico ou arritmias cardíacas.

1.3 Objetivo

Identificar os tipos de eletrólitos fundamentais para o nosso organismo e compreender as patologias corelacionadas com o distúrbio de cada eletrólito.

1.4 Justificativa

Os Eletrólitos tem um papel importante na manutenção da homeostase do organismo. Ajudam a regular a função miocárdica e neurológica, equilíbrio hídrico, liberação de oxigênio nos tecidos, equilíbrio ácido-básico e muito mais. Distúrbios eletrolíticos podem se desenvolver pelos seguintes mecanismos: ingestão excessiva ou redução na eliminação de um eletrólito, ou redução diminuída ou eliminação excessiva do mesmo.

1.5 Metodologia

Foi utilizado o método monográfico para a pesquisa a seguir.

Capitulo 2 – DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO DO SÓDIO

Quase todo o sódio do corpo encontra-se no sangue e no líquido extracelular. O sódio é ingerido através dos alimentos e das bebidas e é eliminado através do suor e da urina. Os rins normais podem alterar a quantidade de sódio excretado na urina, de modo que a quantidade total de sódio no organismo varia pouco de um dia para outro. Um distúrbio do equilíbrio entre a ingestão e a eliminação de sódio afeta a quantidade total de sódio no corpo. As alterações da quantidade total de sódio estão intimamente ligadas as alterações no volume de água no sangue. Uma perda global do sódio no corpo não provoca necessariamente uma diminuição da concentração de sódio no sangue, mas pode causar a diminuição do volume sanguíneo. Quando o volume sanguíneo diminui, a pressão arterial cai, a frequência cardíaca aumenta e o individuo pode apresentar tonturas e, em algumas ocasiões o choque.

Por outro lado, o volume sanguíneo pode aumentar quando existe um excesso de sódio no corpo. O liquido extra acumula-se no espaço que circunda as células e acarreta uma condição denominada edema. Essas alterações no equilíbrio do sódio, aumentando ou diminuindo sua concentração, denomina-se em hipernatremia ou hiponatremia. O volume sanguíneo e a concentração de sódio no sangue podem ser afetados tanto pela perda como pelo ganho de um excesso de água e de sódio. O corpo controla constantemente a concentração de sódio no sangue e o volume sanguíneo. Sensores localizados nos vasos sanguíneos e nos rins detectam as diminuições do volume sanguíneo e desencadeiam uma reação em cadeia que tenta aumentar o volume de liquido no sangue. O sódio é o íon mais importante do espaço extracelular, e a manutenção do volume do liquido extracelular depende do balanço de sódio. .

2.1 Hiponatremia

A hiponatremia é a concentração sérica baixa de sódio, inferior á 136 mEq por litro de sangue. A concentração sérica de sódio diminui muito quando o sódio e diluído excessivamente por uma maior quantidade de água corpórea. O sódio pode ser diluído demasiadamente em indivíduos que ingerem enormes quantidades de água,como ocorre em algumas vezes em determinados transtornos psiquiátricos e em pacientes hospitalizados que recebem grandes quantidades de água por via intravenosa. Em ambos os casos a quantidade de liquido ingerida supera a capacidade dos rins de eliminar o excesso. A ingestão de quantidade menores de água podem acarretar a hiponatremia em indivíduos cujos rins não funcionam adequadamente, por exemplo em indivíduos com insuficiência renal. A hiponatremia ocorre frequentemente em indivíduos com insuficiência cardíaca e cirrose hepática, nos quais o volume sanguíneo encontra-se aumentado.

2.2 Sintomas

A velocidade com que a concentração de sódio no sangue diminui determina em parte a gravidade dos sintomas. Quando a concentração diminui lentamente, os sintomas tendem a ser menos graves e somente ocorrem quando a concentração torna-se extremamente baixa. Quando a concentração diminui rapidamente, os sintomas são mais graves e tendem a ocorrer mesmo com diminuição menos pronunciadas. O cérebro é particularmente sensível as alterações da concentração sérica do sódio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com