TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diarréia Viral Bovina

Monografias: Diarréia Viral Bovina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

O vírus da Diarréia Viral Bovina (BVD) é considerado um dos principais patógenos de bovinos. A BVD é uma doença causada por um Pestivirus e transmitida pelo contato direto ou indireto. O bovino apresenta uma variabilidade em seus sinais clínicos, podendo ter febre, diarréia, erosões bucais, falência reprodutiva, aborto até morte rápida do animal. O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos e patológicos. O conhecimento sobre a infecção pelo BVD no Brasil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O estudo informa sobre a BVD, relatando a sua patogenia e métodos de diagnósticos existentes.primeira descrição da Diarréia Viral Bovina (BVD) ocorreu nos anos quarenta. No Canadá Ocidental ficou conhecida como “doença X”, descrita com duas formas: subaguda e aguda. A primeira esteve provavelmente presente na região durante anos, onde a quantidade de animais afetados em um rebanho era de 1 a 2 animais com posterior morte, com aparecimento de novos casos em algumas semanas, de forma não constante. A forma aguda foi caracterizada com 7 a 10 dias de enfermidade em animais.jovens, com um quadro mais severo em animais velhos, levando à morte em 3 a 4 dias (GROENS, 2002).

Em 1946, Olafson et al. descreveram pela primeira vez em Nova York, EUA, uma BVD, restringindo o uso do termo X (GROENS, 2002). Posteriormente, em 1947, foram publicados novos conhecimentos sobre a mesma como a doença que podia ser transmitida por matéria orgânica livre de bactérias, assumindo que o agente infeccioso era viral (MARQUES, 2003).

Com o passar do tempo, a doença recebeu várias denominações como diarréia a vírus de Nova York, diarréia a vírus de Indiana e enfermidade das mucosas, sem suspeitarem de que era o mesmo agente que causava as diferentes manifestações clínica-patológicas (GROENS, 2002).

A patologia é infecciosa, considerada enzoótica em alguns países. Caracteriza-se por diarréia e erosões da mucosa do sistema digestório, com alta mortalidade. Vale ressaltar que a mesma possui grande importância econômica, uma vez que pode atingir rebanhos inteiros.

A BVD é causada por um Pestivirus da família Flaviviridae. São constituídos de dois biótipos; um não citopático e outro citopático. Os animais que podem adquirir a doença são os bovinos, ovinos, caprinos, suínos, coelhos, búfalos, alces, lhamas e alpacas. Os possíveis reservatórios são os ovinos, caprinos e suínos (RADOSTITS et al., 2002; BRUM et al., 2004)

A enfermidade está amplamente distribuída nos rebanhos bovinos de corte e leite de todo o mundo e, também, no Brasil, com taxas de prevalência que podem variar de 60 a 85% de animais soropositivos (HOUE, 1999).

O presente trabalho teve como objetivo uma abordagem sobre a doença BVD enfatizando a sua patogenia e os seus métodos de diagnósticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com