TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta Quantos e Quais São os Mecanismos de Ação dos Antimicrobianos

Por:   •  30/7/2021  •  Exam  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

Questões para estudo

  1. Discuta quantos e quais são os mecanismos de ação dos antimicrobianos.

1 - Sintese da parede celular: A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise. Como as células humanas não possuem peptideoglicano, a penicilina possui baixa toxicidade para a célula do hospedeiro.

2 - Inibição da síntese proteica: a síntese protéica é uma característica comum a todas as células, tanto as procariontes quanto as eucariontes, não é um alvo para a toxicidade seletiva. Porém esta síntese é diferente entre as bactérias e as células do hospedeiro, pois existem diferenças entre seus ribossomos, os coeficientes de sedimentação são, respectivamente, 70S e 80S, o que permite ação seletiva dos aminoglicosídeos.

3 - Membrana plasmática: Vários antibióticos, especialmente os polipeptídicos, promovem alterações na permeabilidade da membrana plasmática. As polimixinas rompem os fosfolipídios, destruindo a característica normal de permeabilidade da membrana, deixando escapar substâncias essenciais das células, causando morte celular.Os antibióticos que agem na membrana plasmática possuem grupamentos básicos (NH3 + ) e uma cadeia lateral de ácidos graxos. O ácido graxo, quando alcança a membrana plasmática, mergulha na sua parte lipídica e a porção básica permanece na superfície. Essa intercalação de moléculas provoca sua desorganização, resultando na saída dos componentes celulares e morte da bactéria

4 - Inibidores da síntese dos ácidos nucléicos: Inibe a síntese do RNA Bloqueia a transcrição inibindo a RNA polimerase bacteriana e não a humana ou inibe a DNA girasse.

5 - Inibidores da síntese do ácido fólico: Inibição competitiva de enzimas  e previne o metabolismo do RNA, DNA e proteínas

  1. Definir agente quimioterapêutico. Discutir entre uma droga sintética e um antibiótico.

Agentes Quimioterápicos (Antimicróbicos): Agentes químicos, naturais ou sintéticos, usados no tratamento de doenças. Atuam matando ou inibindo o desenvolvimento dos microrganismos, em concentrações baixas o suficiente para evitar efeitos danosos ao paciente. As drogas sintéticas são criadas usando químicos criados pelo homem em vez de ingredientes naturais. Já os antibióticos são medicamentos de compostos naturais ou sintéticos destinados para tratar infecções bacterianas.

  1. Discutir as contribuições para a quimioterapia feitas por Ehrlich e Fleming.

Paul Ehrlich, também conhecido com “pai da quimioterapia”, criador da quimioterapia e a descoberta de um medicamento para o tratamento da sífilis.

Fleming e a penicilina: Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida. Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”.

  1. Explicar e discutir cinco critérios utilizados para identificar um agente antimicrobiano efetivo.

  1. Seletividade tóxica: O mais importante de todos os critérios é o da toxicidade seletiva, no qual o agente antimicrobiano deve agir no hospedeiro, atingir o patógeno sem causar danos, ou o mínimo de danos ao hospedeiro consideravelmente aceitáveis. Para isso o agente deve atingir alvos que são restritos as células do patógenos e que não coexiste nas células do hospedeiro;
  1. Não causar doenças no paciente como alergias ou favorecer outras infecções: Tais agentes microbianos, ao sofrerem metabolização não podem causar subprodutos muito tóxicos ao hospedeiro;
  2. Permanecer ativos no tecidos: O principio ativos antibacteriano deve ter opções de amplo e estreito espectro para se adequar a variações terapêuticas solicitadas (melhor controle possível da seletividade do fármaco).
  1. Ser mais bactericida do que bacteriostáticos: Para evitar que ocorra o retorno, por exemplo, de uma infecção bacteriana novamente, é recomendando de forma primaria, o uso de antibiótico bactericida que leve a morte desse microrganismo, e consequente, seguindo a farmacoterapia corretamente, não ocorrerá o risco de voltar a ter a mesma infecção ou levar a uma resistência bacteriana.  
  1. Não induzir resistência: É primordial, realizar a identificação do tipo de bactéria que está causando a infecção, através de cultura da amostra e coloração de gram, para saber qual classe, geração, forma de administração, dose e duração do tratamento, ou seja, toda a farmacoterapia correta para aquele determinada bactéria, evitando assim, a formação de resistência bactéria e melhor eficácia do medicamento em relação ao tratamento do indivíduo.
  1. Que problemas semelhantes são encontrados com drogas antivirais, antifúngicas, antiprotozoários e anti-helmínticas?

O problema é o sítio alvo para drogas, pois todas as parisitoses apresentam semelhanças por se tratar de célula eucariótica, ressalva, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e por este motivo se enquadra na dificuldade de seletividade em combater parasita e hospedeiro. Considerando isso é difícil uma droga que não cause efeitos colaterais até então significativos ao hospedeiro.

  1. Descreva o teste de difusão em disco para a suscetibilidade microbiana. Que informação pode ser obtida a partir desse teste?

O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966, por Bauer e Kirby. O teste fornece resultados qualitativos. É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano. O teste é realizado dispensando os discos de papel-filtro, impregnados com antimicrobianos em concentrações fixas, sobre a placa de ágar, após a semeadura do inóculo bacteriano, que em um período de tempo, ocorre a formação de um halo. Os diâmetros dos halos de inibição de crescimento ao redor de cada disco são mensurados em milímetros e relacionados à:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com