TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Mecanismos De ação Dos Antimicrobianos

Dissertações: Principais Mecanismos De ação Dos Antimicrobianos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 8

Principais mecanismos de ação dos antimicrobianos

• Efeitos sobre a síntese da parede celular: Beta-Lactâmicos, Carbapenêmicos e Glicopeptídeos.

• Inibição da síntese protéica: Macrolídeos, Amiglicosídeos, Lincosamidas, Tetracilcinas, Oxazolidinona, Estreptogamina.

• Efeito sobre a estrutura e função da membrana celular: Polimixinas.

• Interferência na síntese do ácido nucléico: Quinolonas.

Principais mecanismos de resistência das bactérias

• Inativação enzimática: Mecanismo frequente relacionado com a produção de diferentes tipos de enzimas (que neutralizam ou inibem os seus efeitos antimicrobianos).

• Alteração da permeabilidade da membrana: Alteração na expressão dos canais de porinas que modifica a penetração e consequente ação dos antibióticos. • Efluxo ativo de antibióticos (bomba de efluxo): Propriedade bacteriana de expulsar ativamente os antibióticos para fora da célula, contribuindo para uma ação não efetiva.

• Alteração do sítio de ligação do antibiótico: Os antibióticos ligam-se a sítios específicos na bactéria, se este sítio for alterado, o antibiótico não pode efetivar a ligação e torna-se ineficiente contra a bactéria.

• Ação sobre a parede celular:

Beta-Lactâmicos – Produção de B. lactamases (Enzimas que hidrolisam o anel β-lactâmico dos antibióticos)

Carbapenêmicos – Inibem a síntese de parede celular (possui anel beta-lactâmico modificado e mais resistente a degradação, além de amplo espectro de ação).

Glicopeptídeos – Inibem a formação de parede celular inibindo a transferência de subunidades para nova molécula que esta sendo incorporada na parede (Inibem NAM e NAG) Ex: Vancomicina, Blicitracina.

• Ação / Inibição sobre/da síntese protéica:

Macrolídeos, Amiglicosídeos, Lincosamidas, Tetracilcinas, Oxazolidinona, Estreptogamina.

• Biofilmes

Biofilme pode ser definido como uma estrutura comunitária de células bacterianas protegidas por uma matriz polimérica, fabricadas por essas cepas e aderida á uma superfície sólida, quase sempre imersa em meio liquido, desempenham papel importante na natureza e em processos tecnológicos. Os M.Os se agrupam desta forma como estratégia para se proteger de fatores agressivos externos. O aumento de células bact. em uma determinada superfície celular ou inanimada e em seguida sua proliferação é o que forma o biofilme bacterino. Os biofilmes ficam menos expostos a resposta imune do hospedeiro e menos susceptíveis aos antibióticos.

Fonte: Biofilmes na Saúde, no Ambiente, na Indústria - Nuno F. Azevedo, Nuno Cerca

Mecanismos de controle microbiano: Físicos e químicos

O objetivo de controle de microrganismos é reduzir o numero ou inibir o crescimento dos mesmos.

Definições:

Esterilização – É processo de destruição, inativação definitiva ou remoção de todas as formas de vida de um objeto ou material (líquidos, soluções, esporos bacterianos etc)

Desinfecção – Destruição de M.O capazes de transmitir infecção. Não é sinônimo de esterilização

Antissepsia – Desinfecção química da pele ou mucosa. É um tipo de desinfecção. Ex: Álcool antes da punção, higienização das mãos, escovar os dentes.

Assepsia – Ausência de M.Os em uma área, pele, mucosa ou tecido vivos. É um tipo de esterilização. Ex: Preparo de medicamentos para administrar no paciente.

Germicida – Nome genérico para uma substancia que mata M.Os (Bactericida, fungicida etc)

Bacteriostático – Nome genérico para uma substancia que inibe o crescimento de M.Os, mas não os mata. Ex: Agentes químicos (antibióticos) e agentes físicos (refrigeração) .

Degerminação – Remoção de M.Os da pele por meio da remoção mecânica ou pelo uso de antissépticos. Ex: Escovação de unhas para procedimentos cirúrgicos; assepsia de um nível elevado, procedimento de lavagem da mãos.

Métodos físicos de controle:

Calor: Eficaz, barato e prático – Os M.O morrem por desnaturação de proteínas (calor úmido) ou oxidação (Calor seco).

Pontos de morte térmica: temperatura mais baixa capaz de matar todos os m.os de uma espécie em 10 minutos.

Calor úmido Calor seco

Fervura – Não mata esporos, entretanto, mata-se bastantes bactérias;

Autoclave – Calor e pressão = Esterilização (mata esporos) Aumenta pressão e aumenta temperatura sem ferver. Atinge mais de 120°c e 20 m é o suficiente para esterilizar. Utilizado para descarte de matérias por exemplo.

Pasteurização – Aquece e esfria rapidamente. 72°c á 4°c (choque térmico); Mata boa parte dos M.O mas não esteriliza. Ex: Leite UHT – Ultra High temperature.

Flambagem – esteriliza

Incineração - Queima de lixos

Estufas -

Métodos químicos de controle:

Antibióticos -

Fenol -

Clorexidina

Metais pesados

Peróxido de hidrogênio

Ácido peracético

Detergentes químicos

Diferença entre agente bactericida de bacteriostático

1- Agente bactericida: Os bacteriostáticos são antibióticos que detêm o crescimento das bactérias, deixando ao sistema imunitário a tarefa de eliminar a infecção. Produto farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos. Apenas detêm o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com