TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diureticos

Tese: Diureticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 5

Os diuréticos são uma das drogas mais utilizadas na medicina, sendo uma das mais estudadas pelas grandes empresas farmacêuticas. Estes fármacos atuam essencialmente nos rins, tendo como principal objetivo aumentar o volume e o fluxo de urina produzida. Além disso, têm a importante função de ajudar a eliminar minerais eletrólitos como o cloro e o sódio.

Os diuréticos têm assim uma grande multiplicidade de funções, sendo indicados para várias doenças do organismo, essencialmente na insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e ainda, na hipertensão arterial. De seguida, apresentamos o quadro geral de indicações dos diuréticos:

- Insuficiência cardíaca (Leia: Insuficiência Cardíaca – Tratamento, Causas e Sintomas);

- Hipertensão arterial (Leia: Hipertensão Arterial – Causas, Sintomas, Tratamento e Alimentos a evitar);

- Hipocalemia e hipercalemia (desequilíbrios nos níveis de potássio, sendo o primeiro relativo a um nível abaixo do normal, e o segundo, acima do normal);

- Insuficiência renal;

- Síndrome nefrótica (Leia: Proteinúria, Urina Espumosa – Causas, Tratamento, Tipos e Síndrome Nefrótica);

- Edemas e inchaços (Leia: Inchaços e Edemas – Causas, Tipos e Tratamento);

- Edema cerebral;

- Diabetes Insipidus nefrogénico;

- Glaucoma

- Ascite (Leia: Ascite – O que é, Causas, Tratamento, Sintomas, Tipos e Exames de Diagnóstico).

Existem vários tipos de diuréticos, sendo que cada um utiliza substâncias diferentes. A sua função é idêntica, pois todos eles irão promover a eliminação do sódio e de água através da urina. Dessa forma, e apesar de terem o mesmo objetivo, para o atingirem irão atuar em zonas distintas dos rins. Dessa forma, é normal os médicos prescreverem mais que um tipo de diurético para a mesma doença. A combinação de ambos tornará a sua atuação mais eficaz. Existem até já combinações adequadas a determinadas doenças à venda nas farmácias.

Apesar de atuar nos rins, o facto de promover a eliminação de sódio irá ter grandes benefícios para problemas cardíacos, nomeadamente a hipertensão arterial. Além disso, também irá ajudar a combater outro problema também originado pelo excesso de sódio no sangue, os edemas. O organismo, como forma de autodefesa, para que não ocorra uma densidade demasiado elevada de sódio, retém água.

Assim, durante a toma de um diurético, para que o organismo consiga excretar esse mineral, terá também de aumentar o volume de água na urina. Claro que o doente, durante a administração de um diurético terá que reduzir a ingestão de sal (sódio). Se não o fizer, os diuréticos sozinhos não conseguirão resolver o problema, pois promovem a eliminação do sal, que no entanto, é logo reposto devido a uma dieta rica nesse mineral.

Índice do Conteúdo [Esconder]

• Tipos de diuréticos

• Diuréticos de Alça – Furosemida (Lasix®)

• Diuréticos tiazídicos – Hidroclorotiazida (Drenol®), Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®), e o Clortalidona (Higroton®, Hygroton®)

• Diuréticos poupadores de potássio – Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®), Amilorida, e Triantereno

• Diuréticos inibidores da anidrase carbónica – Acetazolamide e o Dorzolamide

• Diuréticos osmóticos – Manitol

Tipos de diuréticos

Existem dois grandes grupos de diuréticos. O mais utilizado, que tem uma ação direta nos túbulos renais alterando a sua capacidade de absorção, e ainda, um grupo de diuréticos que irão atuar sobre o conteúdo do líquido resultante da filtração glomerular, dificultando a habitual reabsorção de sódio e de água.

Relativamente ao primeiro grupo, o mais importante, existem quatro tipos de diuréticos, sendo que cada um deles irá atuar em zonas diferentes dos túbulos renais, e por isso, apropriados para problemas distintos, e com efeitos também diversos.

Diuréticos da alça: Furosemida, Bumetanida, Piretanida, Ácido etacrínico

Diuréticos tiazídicos: Hidroclorotiazida, Clortalidona, Indapamida

Diuréticos poupadores do potássio: Espironolactona, Amilorido, Triamtereno

Inibidores da anidrase carbónica: Acetazolamida

Diuréticos osmóticos: Manitol, Glicerina, Isorssobida, Ureia

Diuréticos de Alça – Furosemida (Lasix®)

Como o nome indica, este diurético irá atuar na alça de Henle, na sua porção ascendente, a zona mais espessa da alça. Este tipo de diuréticos irá ter um efeito bastante potente, eliminando uma quantidade bastante grande de sódio. Além disso, promovem o aumento da produção de urina. Este medicamento toma-se oralmente, podendo contudo, em casos onde haja uma quantidade demasiado elevada de líquido no paciente, ser administrado através de via intravenosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com