TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diuréticos

Pesquisas Acadêmicas: Diuréticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  2.376 Visualizações

Página 1 de 7

1 Introdução

O objetivo de estudo deste trabalho é o Mecanismo de ação das classes de diuréticos sobre os rins.

Os diuréticos ѕãо substâncias que agem no rim, соm о objetivo de aumentar а taxa dо débito е volume urinário, dе modo quе aumente о volume da excreção dе sódio е cloreto.

Eles são divididos em 6 classes: Mercuriais, inibidores de anidrase carbônica, diuréticos de alça, tiazídicos, diuréticos poupadores de potássio, diuréticos osmóticos.

2 Mecanismos de ação das classes de diuréticos sobre os rins

Atualmente, os diuréticos na medicina veterinária são amplamente utilizados no controle de diversas afecções, como insuficiências cardíacas congestivas, na fase oligúrica/ anúrica da insuficiência renal, na insufiência hepática acompanhada de hipoalbuminemia e/ou hipertensão, no edema cerebral e até mesmo, paradoxalmente, em algumas situações no tratamento do diabetes insípido.

Efeito primário constitui por diminuição e reabsorção de NA+ e de CL- do filtrado, sendo assim o aumento da perda de água secundário a excreção aumentada de NACL.Esse processo pode ser obtido ;(i) através de uma ação direta sobre as células dp nefron; e (ii) ao modificar indiretamente o conteúdo do filtrado.

3 Existem 6 classes de diuréticos atualmente conhecidos:

• Mercuriais

• Inibidores de anidrase carbônica

• Diuréticos de alça

• Tiazídicos

• Diuréticos poupadores de potássio

• Diuréticos osmóticos.

3.1. Mercuriais:

Os mercuriais são compostos derivados do mercuripropanol, entre eles meraluride, mercurofilina, mersalila, meretoxilina, mercumatilina, mercaptomerina e clomerodrina. Atualmente o uso dos mercuriais está praticamente abolido na pratica clinica devido aos efeitos colaterais, como o desenvolvimento de alcalose metabólica hipocloremica, arritimias cardíacas e insuficiência renal aguda e também reações de hipersensibilidade.

Em estudos iniciais relatam a ação dos mercuriais nos segmentos dos túbulos contornados proximais, uma vez que estes compostos são capazes de inibir a secreção de íons orgânicos p-amino hipurato (PAH). Logo descobriu-se que sua ação ocorria em toda extensão tubular, com ação predominante na alça de henle e ação discreta no túbulo contornado distal.

3.1.1. Farmacocinética dos Diuréticos Mercuriais

Pouco dos compostos mercuriais são filtrados pelo rim, pois estes se ligam fortemente ás proteínas plasmáticas. A secreção tubular é a principal forma de eliminação dos mercuriais, na forma de complexos de cisteínas ou acetilcisteínas. A ação destes diuréticos, após administração oral, inicia-se entre a 1 a 2 h, atingindo o pico de ação entre 6 a 7 h e permanecendo até 12 a 24 h.

3.2. Inibidores dа Anidrase Carbônica:

O primeiro composto desta classe a ser reconhecido por possuir atividade diurética foi a sulfanilamida que desenvolvia como efeito colateral acidose metabólica devida a maior excreção de bicarbonato urinário. Cоm о desenvolvimento dе pesquisas, fоrаm sintetizadas substâncias соm atividade inibitória muitas vezes maior dо quе а sulfanilamida, соmо а acetazolamida, а etoxzolamida, а diclorfenamida е а metozolamida.

A anidrase carbônica esta presente praticamente em toda a extensão do néfron e é a responsável pela formação de acido carbônico (H² CO³) e posterior geração de íons H+. Assim, os inibidores de anidrase carbônica retardam a troca de íons NA+ pelo H+ e inibem a reabsorção de bicarbonato. Portanto, a ação destes inibidores concentra-se principalmente nos túbulos contornados proximais, inibindo a reabsorção de sódio, bem como nos túbulos contornados distais e também em outros segmentos do organismo que envolvem transportes iônico de H+ ou HCO³-. Assim os inibidores da anidrase carbônica também diminuem a redução da pressão intraocular e do liquido cefalorraquidiano.

3.2.1. Farmacocinética dos Inibidores da anidrase carbônica

Entre os inibidores da anidrase carbônica, a acetazolamida é rapidamente absorvida pela via oral, atingindo a concentração plasmática em 2 h, tem o efeito máximo obeservado entre 6 e 8 h e é completamente eliminada em 12 a 24 h, através do rim, por mecanismos de sercreção ativa.

3.3. Diuréticos de alça (Saluréticos potentes)

Apesar de os medicamentos considerados saluréticos potentes apresentarem as características químicas dos derivados tiazídicos, este grupo é considerado em separado, devido a sua maior potencia como diurético salurético. O Ácido etacrínico, a furosemida e a bumetanida são os principais diuréticos deste grupo, sendo a furosemida a de uso mais frequente na medicina veterinária.

O principal segmento do nefron onde os diuréticos de alça atuam é na alça de henle , principalmente em seu ramo ascendente, interferindo na reabsorção ativa de NA+ e CL-, chegando a corresponder a cerca de 20% da carga de sal total filtrada pelo rim, daí serem considerados diuréticos potentes. Em consequência da oferta maior de sódio no túbulo contornado distal, pode ocorrer maior excreção de potássio. Também em decorrência a este mecanismo encontra-se envolvida a excreção urinaria de cálcio. Os diuréticos da alça além de induzirem o aumento do fluxo sanguíneo renal também redistribuem o sangue da região justamedular para a região externa da cortical e ainda mantem a diurese, mesmo na presença de diminuição da taxa de filtração glomerular.

3.3.1. Farmacocinética dos Diuréticos de alça

A furosemida, o ácido etacrínico e a bumetanida são fácilmente absorvidos pela via oral. A furosemida, um ácido fraco, liga-se ás proteínas plasmáticas, sendo apenas uma pequena fração metabolizada e a outra secretada através das células dos túbulos contornados proximais, assim alcançado o local de ação.

3.4. Tiazídicos

Sua criação ѕе deu соm о intuito dе substituir оѕ inibidores dа anidrase carbônica еm busca dе medicamentos dе ação mаіѕ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com