TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisões do cerebelo

Pesquisas Acadêmicas: Divisões do cerebelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

Cerebelo

O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso suprasegmentar, que se origina da parte dorsal do mesencéfalo. Ele está situado acima do forame magno, dorsalmente ao tronco encefálico, formando o teto do 4° ventrículo. O cerebelo repousa na fossa cerebelar do osso occipital. Está separado do telencéfalo pela tenda do cerebelo, que é uma prega da dura-máter. O cerebelo está dividido em duas áreas por um sulco sagital, pelo que se diferenciam dois lobos laterais reunidos, no centro, por um lobo mediano, dito ainda vérmis do cerebelo. Cérebro e cerebelo constituem a parte superior do encéfalo em direto contato com os ossos cranianos. Entre a massa do cérebro e a do cerebelo, que, de fato, enchem a cavidade craniana, e a medula espinhal que, depois de ter percorrido o canal vertebral, entra no crânio pelo buraco occipital, há um segmento de substância nervosa que faz a ligação - é o tronco cerebral. O cerebelo está estreitamente correlacionado a todo sistema nervoso central. Para estabelecer a ligação com as diferentes centrais transmissoras e receptoras do sistema nervoso, existem nele três pares de pendúculos. Eles por sua vez são feixes de fibras nervosas encarregadas da comunicação do cerebelo com o tronco cerebral, a medula espinhal e o cérebro. O primeiro par-pendúculo cerebelar inferior-leva principalmente os impulsos que vêm do bulbo encefálico e da medula espinhal. Pelo pendúculo cerebelar médio passam impulsos que vêm de regiões cerebrais situadas à altura da parte anterior da ponte. Finalmente do pendúculo cerebelar superior, saem as mensagens que destinam-se a núcleos nervosos do mesencéfalo do diencéfalo. O cerebelo é formado por uma camada de substância cinzenta formada pelos corpos dos neurônios cerebelares constituindo o córtex cerebelar. Abaixo do córtex está a substância branca constituída de axônio mielinizado, os quais podem ser eferentes ou aferentes. Eles formam o centro branco medular. Há também os núcleos centrais do cerebelo, que são massas de substâncias cinzentas presentes no centro medular do cerebelo delas saem as fibras eferentes e chegam aos axônios da células de Purkinje, vindas de partes específicas da superfície cerebelar. E que assim dividem-se em quatro pares que são eles: núcleo denteado que participa da via motora, agindo sobre a musculatura distal no planejamento dos movimentos; o núcleo fastigial que influencia na atividade motora dos neurônios da coluna anterior, que tem como finalidade manter o equilíbrio e a postura; há também o núcleo interposito que tem como função fazer com que os neurônios da coluna anterior controlem os movimentos dos músculos distais dos membros, sobre tudo na correção destes movimentos; e por fim as vias cerebelares (área 4 no córtex, ponte e proprioceptores).

Divisões do cerebelo:

São 4:

• uma divisão anatômica.

• uma divisão ontogenética ( transversal ).

• uma divisão longitudinal.

• uma divisão filogenética.

Função

Por trás do tronco cerebral e logo abaixo do cérebro, o cerebelo aparece como uma complexa ‘’estação retransmissora’’ destinada à integração entre os impulsos enviados pelos vários setores do corpo e as mensagens transmitidas em resposta. A coordenação harmônica das ordens motoras e o equilíbrio do homem sobre apenas dois pés são possíveis graças a esse segmento do sistema nervoso central. O cerebelo consegue desempenhar esse papel de coordenador geral porque recebe impulsos nervosos praticamente de todo o corpo, e ao mesmo tempo, está ligado aos centros superiores do cérebro. Sua estrutura especial favorece um mecanismo complexo, capaz de correlacionar os impulsos recebidos e emitir outros. A função básica do cerebelo é coordenar os movimentos. Ele coordena: Força, Harmonia, Ritmo, Sequência, Sinergismo, Antagonismo.

O cerebelo coordena os movimentos comandados pelo cérebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles. Faz também com que se mantenha o equilíbrio, graças às suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno, faz ainda com que se mantenha a postura, e ainda tem a função de controlar o tônus muscular, isto é, regula o grau de contração do músculo em repouso. Sendo assim o bom funcionamento do cerebelo é essencial para todos os invertebrados, e sobre tudo para nós seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com