TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática De Cérebo E Cerebelo

Exames: Aula Prática De Cérebo E Cerebelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelares, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".

O cérebro é constituído por milhões de células nervosas, os neurónios, que comunicam entre si por intermédio de ligações electroquímicas. Apesar de funcionar como um todo, apresentam substruturas e subsistemas. Divide-se em hemisfério esquerdo e direito, que estão ligados entre si pelo (corpus callosum). Na maior parte das pessoas a parte esquerda é responsável pela percepção e pela produção da linguagem, ao passo que o hemisfério direito desempenha um papel importante relativamente à informação visuoespacial (a visão e a apreciação do espaço). Cada hemisfério é constituído por um córtex, ou substância cinzenta, que tem por baixo a substância branca. O córtex contém essencialmente o corpo celular dos neurónios; a substância branca contém as conexões entre eles.

Durante o período de desenvolvimento que antecede o nascimento, as células do córtex migram das partes mais profundas do córtex. Pode acontecer que nem todas as células cheguem ao seu destino final; podem juntar-se em grupos de células que ficam algures no percurso. A estes grupos de células deslocadas dá-se o nome de ectopias. O córtex de cada hemisfério divide-se em quatro áreas funcionais: os lobos frontal, parietal, temporal e occipital. Todas estas áreas estão envolvidas na atividade complexa que é a leitura, sobretudo as áreas temporal e occipital, bem como a zona de transição entre as duas, o lobo parietal. As células nervosas comunicam entre si graças a um processo eletroquímico. Esta atividade eléctrica pode ser medida no exterior do cérebro através do eletroencefalograma (EEG) e de técnicas dele derivadas. A ação do cérebro está relacionada não somente com comportamentos muito simples tais como caminhar e sorrir, mas também com funções elaboradas tais como sentir, aprender e escrever um poema. Como corolário, os distúrbios do afeto (emoções) e da cognição (pensamentos) que caracterizam as doenças neuróticas e psicóticas podem ser resultado de distúrbios no cérebro.

DESENVOLVIMENTO

CEREBELO

Iniciamos nossa aula prática com o “Cerebelo” demonstrando suas estruturas e funções para cada uma, o cerebelo tem origem na face dorsal do tronco encefálico que faz conexão com: pedículos inferior (Bulbo); Pedículo médio (Ponte) e pedículo superior (Mesencéfalo) que chamamos de M P B que se ligam entre si nessa ordem, o pedículo cerebelar superior se conecta o cerebelo ao mesencéfalo que se liga a ponte em seguida ao bulbo que é o pedículo cerebelar inferior.

O cerebelo possui duas partes uma mais externa que chamamos de CORTEX CEREBELAR e uma mais interna que é a região da substancia branca rica em fibras de colágeno e elásticas, já na medula espinal é ao contrário como por exemplo na medula a substancia branca é externa e a cinzenta é interna. O Cortex cerebelar são dividas em 3 (três) camadas que são: a camada molecular (externa), a purkinje que é rica em células de purkinje e esta no meio intermediário, e a granular que é a mas interna que é rica em células granular. Tendo como principal função os movimentos dos músculos esqueléticos a maioria desses movimentos são subconscientes que pode está relacionado ao equilíbrio.

As substancias brancas encontrada no cerebelo são divididos em núcleos cerebelares que é regiões específicas de fontes primárias de fibras eferentes que dá o sentido de sensitivo diferente da aferente que dá o sentido motor, os núcleos são divididos em 4 (quatro) que são os núcleos Fastígio, Globoso, Emboliforme e Denteado e sabemos que o único núcleo que conseguimos ver a olho nu é o denteado por ser maior. O cerebelo são divididos em 3 (três) lobos que são subdivididos em 2 (dois) fissuras para separar o anterior do superior já o terceiro lobo do cerebelo é o floculo-nodular. Na anatomia funcional o cerebelo são divididos em 3 (três) partes: Arqueocerebelo, Paleocerebelo, e Neocerebelo que também tem sua subdivisão:

• Arqueocerebelo:

Lobo Floculo-Modular, Núcleo Fastígeo

Elas estão ligados ao equilíbrio estático

• Paleocerebelo

Vermis, Núcleo Globoso e Emboliforme.

Eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com