TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doencas Causadas Por Virus

Artigos Científicos: Doencas Causadas Por Virus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo pesquisar sintomas de doenças causadas por vírus em algumas das principais culturas de Mato Grosso Do Sul. Várias são as doenças ocorrentes nas folhagens das plantações de todo o Brasil, aqui estão imagens e sintomas de algumas das mais comuns nas plantações.

Cultura: Milho

Doença: Risca (Maize Rayado Fino Vírus – MRFV)

Sintomas: Os primeiros sintomas aparecem como pequenos pontos cloróticos na base e ao longo das nervuras das folhas jovens. Tornam-se evidentes com grandes números de pontos cloróticos, que se fundem tomando aspecto de riscas curtas.

Veja na imagem:

Cultura: Algodão

Doença: Azulão

Sintomas: São sintomas típicos da doença o encurtamento dos entrenós, folhas rugosas e com curvatura nos bordos, enrolamento das folhas em sua superfície inferior, associados a uma coloração verde-escura com tonalidade azulada.

Veja na imagem:

Cultura: Cana-de-açúcar

Doença: Amarelinho ( Sugarcane Yellow Leaf Virus ScYLV)

Sintomas: As plantas afetadas apresentam amarelecimento da nervura central das folhas, seguido do limbo foliar. Folhas mais velhas, sexta ou sétima a partir do ápice, apresentam uma coloração vermelha na face adaxial da nervura central e, posteriormente, uma perda de pigmentação distribui-se pelo limbo foliar, progredindo do ápice para a base, sendo eventualmente seguida pela necrose do tecido. As raízes e colmos mostram crescimento reduzido.

Veja na imagem:

Cultura: Soja

Doença: Mosaico Comum

Sintomas: apresentam as folhas primárias com forte sintoma de mosaico e ou distorções do limbo foliar. Essas plantas não se desenvolvem normalmente. Ao contrário, tornam-se anãs, apresentam retenção foliar e com baixa produção de vagens.

Veja na imagem:

Cultura: Feijão

Doença: Mosaico Dourado do Feijoeiro

Sintomas: Os sintomas tornam-se evidentes quando as plantas apresentam de duas a quatro folhas tri folioladas manifestando-se por um amarelecimento intenso da lâmina foliar, delimitado pela coloração verde das nervuras, dando um aspecto de mosaico e as vagens das plantas infectadas podem apresentar-se deformadas e manchadas.

Veja na imagem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com