TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

Projeto de pesquisa: DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 12

1 DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

Os vírus podem causar doenças em plantas e animais. As principais doenças causadas por vírus que atingem o homem são:

2 GRIPE

A gripe é causada pelo vírus influenza. O vírus influenza geralmente é transmitido em surtos epidêmicos por meio de gotículas de secreção que chegam às vias respiratórias pelo ar. Ao atingir o núcleo das células, duplica-se, formando novos vírus que repetirão o processo no organismo. O vírus da gripe pessoas de todas as idades, embora se manifeste de forma mais severa em crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como portadores de doenças crônicas ou transplantados.

2.1 TRANSMISSÃO

Gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias.

2.2 INFECÇÃO

O vírus penetra pela boca ou pelo nariz, localizando-se nas vias respiratórias superiores.

2.3 SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS

Febre, prostração, dores de cabeça e musculares, obstrução nasal e tosse.

3 HIDROFOBIA (RAIVA)

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio, sendo o período de incubação compreendido entre um mês e um ano após a exposição.

Apesar de ser associada a cães de rua, a raiva pode ser transmitida por diversos outros mamíferos, como morcegos e macacos, tanto urbanos quanto selvagens.

A doença é caracterizada por sintomas decorrentes da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado, via corrente sanguínea. Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de seus sintomas. Como a região muscular da orofaringe fica comprometida, a deglutição passa a ser uma tarefa difícil.

O quadro se agrava em pouco tempo, levando o indivíduo a óbito em mais de 99% dos casos, se as devidas providências pós-exposição não forem tomadas. Essas incluem lavar bem a região afetada, com água e sabão; e procurar auxílio médico, a fim de ser imunizado com vacina ou imunoglobulina antirrábica. É necessária, em alguns casos, a administração de soro antitetânico.

Para diagnóstico, é feita a análise de material córneo ou epidérmico; sendo também requeridos exames salivares ou sanguíneos.

3.1 INFECÇÃO

O vírus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso.

3.2 CONTROLE

Vacinação de animais domésticos e aplicação de soro e vacina em pessoas mordidas.

3.3 SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS

Febre, mal-estar, delírios, convulsões, paralisia dos músculos respiratórios (é doença mortal).

4 CAXUMBA

A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa. É uma doença da infância geralmente inócua, mas pode causar alguns problemas no adulto. A inflamação de uma ou ambas glândulas salivares parótidas, responsáveis por produzir saliva, são sua principal característica.

4.1 VIRUS DA CAXUMBA

É um vírus da família dos paramyxovirus, parente do vírus do sarampo. O seu genoma é deRNA simples, de sentido negativo (a cópia é que serve de RNA para síntese proteica). É envelopado, pleomórfico variando de 100-600 nm, e de formato esférico, muitas vezes filamentoso. O envelope contém as proteínas hemaglutinina e neuraminidas, que participam das reações imunológicas, sendo antígenos virais.

4.2 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Causada por vírus, ocorre predominantemente na infância. A maior concentração de casos de caxumba ocorre durante o inverno e no início da primavera, principalmente nos grandes centros urbanos.

4.3 TRATAMENTO

A caxumba é quase sempre uma doença benigna e autolimitada, indicando-se no seu tratamento apenas repouso, medicamentos sintomáticos e cuidados gerais. Recomenda-se a prescrição de ácido acetilsalicílico para o controle de febre e da dor. Não existe nenhum medicamento antiviral, com atividade demonstrada contra o vírus da caxumba, que possa ser eventualmente indicado nos casos graves da doença.

4.4 INFECÇÃO

O vírus multiplica-se nas glândulas parótidas; eventualmente localiza-se em outros órgãos, como ovários e testículos.

5 FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos que picam uma pessoa infectada e, em seguida, picam outra que ainda não teve a doença, portanto não adquiriu defesas naturais.

5.1 VÍRUS DA FEBRE AMARELA

Pertence à família dos flavivirus, e o seu genoma é de RNA simples de sentido positivo (pode ser usado diretamente como um RNA para a síntese proteica). Produz cerca de 10 proteínas, sendo 7 constituintes do seu capsídeo, e é envolvido por envelope bilipídico. Multiplica-se no citoplasma e os virions descendentes invaginam para o retículo endoplasmático da célula-hóspede, a partir do qual são depois exocitados. Tem cerca de 50 nanômetros de diâmetro.

Muitos danos são causados pelos complexos de anticorpos produzidos. O grande número de vírus pode produzir massas de anticorpos ligados a inúmeros vírus e uns aos outros que danificam o endotélio dos vasos, levando a hemorragias. Os vírus infectam principalmente os macrófagos.

5.2 TRANSMISSÃO

Picada de mosquitos, entre os quais se destaca o Aedes aegypti.

5.3 INFECÇÃO

O vírus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com