TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Transmitidas Por vírus

Trabalho Universitário: Doenças Transmitidas Por vírus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 11

Doenças transmitidas por vírus

Vírus: são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os vírus são capazes de infectar seres vivos de todos os domínios (Eukarya, Archaea e Bacteria). Desta maneira, os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos.

DENGUE

Conceito: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae.

Agente etiológico: é um arbovirus, sendo conhecidos quatro sorotipos: 1,2,3,4

Modo de transmissão: os vetores são do gênero Aedes aegypti na transmissão se faz pela picada do mosquito fêmea infectada.

Quadro clinico: febre alta durante 3 dias, dores no corpo e nos olhos, cansaço, manifestações gastrintestinais (vômitos, anorexia), podendo haver também erupções na pele semelhantes ao sarampo.

Prevenção: combate ao mosquito transmissor; Eliminação de criadouros de mosquito e educação sanitária. Aos trabalhadores expostos devem ser garantida as condições de trabalho adequado.

Tratamento: O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico.

Gripe (H1N1)

Conceito: é uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe.

Agente etiológico: H1N1

Modo de transmissão: e transmitida de pessoa para pessoa principalmente por tosse ou espirros ou com contado com objetos contaminados.

Quadro clinico: febre alta e tosse, em alguns casos podem aparecer dores de cabeça e dores no corpo, garganta inflamada, falta de ar, vômitos e diarréias.

Prevenção: A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos. Existe ainda uma vacina com ação trivalente, pois imuniza contra o H1N1e o H3N2 da influenza A e contra o da influenza B.

É bom lembrar que a vacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento: É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

SARAMPO

Conceito: O Sarampo é uma doença víral, e é uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. São altamente contagiosas e afetas principalmente crianças.

Agente etiológico: O vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Reservatório. O único reservatório é o homem

Modo de transmissão: É espalhada pela tosse, espirros, beijos, pelas gotículas que saem quando se fala e qualquer outra forma de contato com fluidos do nariz de uma pessoa infectada e boca, diretamente ou através de objetos (como copos e talheres). É altamente contagiosa, 90% das pessoas que ainda não possuem imunidade são contaminadas caso compartilhem o mesmo ambiente com uma pessoa infectada por algumas horas por dia (casa, creche, escola, trabalho...). O período contagioso começa 2-4 dias antes do aparecimento das marquinhas pelo corpo e continua até 2-5 dias após o início delas (Infectividade de quatro a nove dias no total).

Quadro clinico: Coriza, mal estar; febre alta; infecções de garganta; infecções no nariz; aversão a luz; conjuntivite; tosse com catarro...

Prevenção: A prevenção é feita por vacinas. Geralmente a criança nasce com algumas células de defesa da mãe protegendo-a e toma a primeira dose de vacina entre o primeiro e o segundo ano de vida, e a segunda dose entre os quatro e os cinco anos. Caso alguma criança seja identificada com a doença é recomendado que todos os indivíduos não vacinados da região tomem a vacina imediatamente e os indivíduos contaminados fiquem de repouso em casa longe dos que não tenham a imunidade.

Tratamento: Pacientes com sarampo devem descansar, beber bastante água e sucos, ter uma alimentação saudável rica em vitaminas, limpar os olhos com água morna, tomar antitérmicos caso tenham febre alta e evitar coçar as manchas para não deixar feridas e cicatrizes. Pessoas não imunizadas devem passar um tempo

O consumo de vitamina A ajuda a proteger crianças com menos de dois anos de complicações nos olhos e diminui a mortalidade. Beber soro fisiológico ajuda a prevenir desidratação causada pela diarréia e vômito.

CATAPORA

Conceito: Varicela ou catapora é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa.

Agente etiológico: vírus Varicela-Zóster, também conhecido como HHV3 (Human Herpes Virus 3).

Modo de transmissão: É altamente infecciosa, infectando a maioria das pessoas que nunca tiveram a doença e passaram mais de uma hora estudando na mesma sala que uma pessoa infectada ou que conversaram cara-a-cara com um infectado. A transmissão se dá por via aérea, em gotículas de espirros ou de tosse, ou pelo contato com as lesões avermelhadas (exantemas).

Quadro clinico: Febre 37,5°C e 39,5; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; Cansaço e; lesões avermelhadas na pele.

Prevenção: Existe (vacina) que deve ser recebida na (infância)a partir dos 12 meses de vida e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Uma única dose, na ausência do reforço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com