TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças crônicas

Tese: Doenças crônicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

crônicos que excederam o número deprocedimentos de consultas, exames e internações e geraram maiores gastos no ultimo semestre, a oportunidade de tratamento que vise prevenção de doenças através de sua inclusão nos programas de atenção à saúde gerados na SAM-BEMAT, considerando a redução de custos como meta principal.

2.3.2 - Objetivos específicos:

- Identificar o perfil epidemiológico desses 128 associados que integram o grupo dos crônicos;

- Enumerar os principais motivos que levaram estes 128 associados, com maiores gastos em consultas e internações, a fazerem tais gastos;

- estabelecer uma ação interativa com esses associados, objetivando a redução dos gastos destes associados SAM-BEMAT;

- orientar estes associados sobre promoção da saúde;

- encaminhar os associados que se enquadram nos critérios de atendimento dos vários programas de prevenção correlacionadas no Núcleo de Gerenciamento de Doenças Crônicas;

- acompanhar esses associados, verificando os resultados obtidos para sua saúde e qualidade de vida e redução dos custos do SAM-BEMAT.

2.4 - PÚBLICO ALVO

Os 128 associados que integram o grupo de doentes crônicos e enquadram os procedimentos que geraram os maiores gastos para o SAM-BEMAT nos últimos seis meses, sendo estes consultas, exames e internações.

2.5- METODOLOGIA, TÉCNICA E PLANEJAMENTO

2.5.1 - Período de atuação:

Implantação do projeto e contato com os associados: março de 2013.

Atuação: permanente.

2.5.2 - Fonte de dados:

Arquivos, dados quantitativos e relatórios de monitorização dos associados, gerados no sistema SAM-BEMAT.

2.5.3 - Equipe de coordenação do projeto:Coordenador do projeto.

Equipe multidisciplinar composta de: Psicólogo, Enfermeiro, Assistente Social.

2.5.4-Equipe de atuação para primeira etapa do projeto:

Coordenador do projeto.

Equipe multidisciplinar composta de: Psicólogo, Enfermeiro, Assistente Social.

Estagiárias de Serviço Social.

2.5.5- Planejamento para atuação:

Iniciamos estes trabalhos com uma reunião com o setor de Serviço Social, no dia 25 de março de 2013. Nesta ocasião o setor expôs sua ideia principal e as dificuldades que vem enfrentando a SAM-BEMAT. E solicitou das estagiarias um projeto de ação voltado à redução dos custos para o plano de saúde, por meio de gerenciamento dos pacientes crônicos. Isto, propondo a inserção dos mesmos nos programas de prevenção e promoção de saúde, já existentes no SAM-BEMAT.

Em 27 de março de 2013 realizamos um segundo encontro junto ao setor de Serviço Social, no qual foram apresentados os relatórios de utilização dos 128 associados pacientes crônicos .

Ficou definido que, para o grupo de crônicos, que a abordagem inicial seria realizada pelas estagiarias da SAM-BEMAT. Isto para fazer o levantamento de dados, interação e intervenção junto a esses crônicos. E que a segunda abordagem deverá ser com o médico assistente de caso. Esta segunda abordagem poderá ser feita pela Auditoria Médica e de enfermagem da SAM-BEMAT, e o Setor de Serviço Social fará o contato com as famílias.

Então, definimos a primeira etapa como sondagem dos usuários e a segunda etapa será a inclusão dos associados nos programas de saúde. Onde o setor de Serviço Social passará a acompanhar aevolução destes associados doentes crônicos. Detectamos, também, a necessidade dos profissionais da equipe conhecerem o funcionamento dos programas de saúde preventiva, afim e explicá-los aos associados.

A elaboração do projeto ficou sob a responsabilidade das estagiarias, a partir das ideias lançadas nestas reuniões. Definimos, ainda, que deverá ser realizada uma reunião mensal para acompanhamento do projeto junto ao setor de Serviço Social e a gestora da SAM-BEMAT.

2.5.6- Estrutura necessária para continuidade do projeto:

No Núcleo de Gerenciamento de Saúde:

- Implantação de visita assistida com equipe constituída de:

- Equipe do setor de Serviço Social;

- Assistente Social;

- Enfermeiro;

- Psicólogo;

- Implantação em longo prazo de reuniões com grupos específicos de doentes crônicos, juntamente com profissionais da área, para orientações e conversa informal com os assistidos.

Propomos a implementação destas atividades como uma estratégia de marketing para o SAM-BEMAT. Estaremos oferecendo um serviço com qualidade, além de firmar a consciência de que o SAM-BEMAT é uma entidade que pensa não só no tratamento de doenças, mas também na sua prevenção.

Engajado neste projeto, o SAM-BEMAT estará oportunizando o convívio social dos seus associados, bem como visando à melhoria da qualidade de vida de seu público. Sendo um diferencial entre os planos de autogestão de saúde.

2.5.7- Execução dos trabalhos:

Os trabalhos se iniciarão no mês de abril de 2013, com apresentação do projeto e orientação junto ao setor do Serviço Social para adequação eabordagem inicial ao beneficiado.

Será realizado, também, exposição e orientação à Auditoria Médica e de Enfermagem para continuidade dos trabalhos.

Cada membro da equipe de trabalho receberá um grupo de associados para checagem e uma pasta de relatórios de utilização dos mesmos, para acompanhamento, bem como uma ficha técnica para nortear as pesquisa e anotar os dados coletados.

Ocorrerá a checagem dos grupos específicos de doenças crônicas, com um estudo de caso do usuário. Desta forma, serão analisados pequenos grupos por vez.

A formação de uma equipe interdisciplinar e médica, caberá aos gestores do SAM-BEMAT.

A equipe de execução da primeira etapa do projeto deverá manter contato para troca de experiências, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com