TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dopagem E Os Riscos

Pesquisas Acadêmicas: Dopagem E Os Riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Educação Física

Módulo: ATIVIDADE FÍSICA / CONTEXTOS E SAÚDE III

Tema: A Dopagem e os Riscos de Vida e/ou Saúde;

Disciplina: Educação Física

Módulo: ATIVIDADE FÍSICA / CONTEXTOS E SAÚDE III

12/10/2012 

Índice

Introdução ………………………………………………………………………………………………………..pág.4

Conceito de desporto………………………………………………………………………………………..pág.5

O que é o Doping?................................................................................................

Métodos de utilização de Doping…………………………………………………………………….

Porque devemos combater o Doping?.................................................................pág.7

Conclusão …………………………………………………………………………………………………………pág.8

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Educação Física com o tema” ATIVIDADE FÍSICA / CONTEXTOS E SAÚDE II”

Como tema do trabalho, o nosso grupo optou por tratar um dos problemas mais graves, sérios e atuais do desporto: o doping. Nós optámos por esta temática pois achamos que hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsear a “verdade desportiva” mas também porque esta prática é quase sempre muito perigosa para os próprios atletas.

Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas. Pretendemos também falar sobre certos casos famosos de doping, assim como reflectir um pouco sobre o que leva aos desportistas a tal prática, assim como porque é que não é correcto utilizar técnicas dopantes.

Esperamos que este trabalho seja apelativo e informativo, e esperamos explicar e tratar o melhor possível este tema controverso.

Conceito de desporto

O desporto é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras.A prática regular da atividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.

O que é o Doping?

O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto,por promoverem o aumento ilegal do rendimento do atleta,humano ou animal.Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais,em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para obter o sucesso.

Métodos de utilização de Doping:

 Esteroides anabolizantes;

 Estimulantes;

 Analgésicos;

 Beta-bloqueantes;

Esteroides anabolizantes: São hormonas sintéticas que, quando comparados à testosterona, têm maior atividade anabólica (promovemcrescimento). Ou seja,os atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força.Podem ser ingeridos por via oral,ou através de injeções. Exemplo:nandrelona,testosterona,estanozolol,…

Efeitos Adversos : aumenta a agressividade, alteração de humor, queda de cabelo, acne na face e no dorso . Aumentam o risco de enfarte do miocárdio e hipertensão .

ESTIMULANTES: O uso de estimulantes é muito frequente entre os atletas, sendo o mais utilizado a seguir ao consumo de esteróides. Anfetaminas, estricnina, cafeína ou até mesmo cocaína. São substânciasque aceleram a atividade cerebral, fazendo com que a resposta nervosaseja mais rápida, aumentando a atividade dos atletas e diminuindo o seu cansaço.

Efeitos Adversos: Aumentam a pressão arterial, podem fazer comque o atleta emagreça, o uso contínuo podedestruir células nervosas, sendo que ahiperatividade contínua provoca a suadestruição, pode provocar insónias, euforia,alterações de comportamento, temores,respiração acelerada, confusão cerebral, e aindahá a possibilidade de ataques cardíacos eoverdoses quando tomados em excesso.

ANALGÉSICOS: Analgésicos são drogas calmantes frequentemente usadas, tais como a morfina, metadona, petidina, entre outras em quase todos os desportos fisicamente exigentes e que visam diminuir a dor. Podem ter como efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com