TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECHINODERMATA

Tese: ECHINODERMATA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

 Sobre os Echinodermatas

Todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial. Praticamente todos têm hábitos bentônicos e são permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. São peculiares entre os animais por não apresentarem cabeça; terem um esqueleto interno; suas larvas apresentarem simetria bilateral e sofrerem metamorfose para gerar animais adultos de simetria radial e, finalmente, por terem uma subdivisão interna do celoma que é usada na locomoção e na captura de alimento. Todos os equinodermos são exclusivamente marinhos, sendo comuns e abundantes em todos os oceanos do mundo. São animais de sexos separados (dióicos), sem dimorfismo sexual.

 Representantes e Formas corpóreas

Estrelas-do-mar

Ouriços-do-mar

Bolachas-de-praia

Holotúrias (pepinos-do-mar).

Ofiúros

Lírios-do-Mar

 Importância para a espécie humana

A importância ecológica dos equinodermos (por exemplo, estrelas-do-mar), é bastante considerável devido ao seu papel de “predador do topo da cadeia alimentar”: podem alterar a com- posição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Para o homem, são pouco usados como alimento, apenas em algumas culturas antigas da Europa, como na Grécia, entretanto, as vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes. Proliferam-se como pragas em fazendas marinhas de ostras, causando também uma impor- tância econômica (negativa).

 Estrutura corpórea que se aproxima evoluti-

vamente a um vertebrado.

 Relação entre a Ostra e a Estrela-do-Mar.

Relação de comensalismo. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago no interior e lançar enzimas, ocorrendo uma digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam uma estrutura chamada “lanterna de Aristóteles”.

 Lanterna de Aristóteles

A maioria dos equinóides (ouriços) alimenta-se raspando o substrato com uma estrutura raspadora complexa denominada lanterna de Aristóteles, dada a sua semelhança de formato com as lanternas da altura. É constituída por 5 grandes placas calcárias, triangulares e orientadas verticalmente - as pirâmides - dispostas em volta da boca e ligadas entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com