TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPONDILITE ANQUILOZANTE

Trabalho Universitário: ESPONDILITE ANQUILOZANTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Atuação do fisioterapeuta no tratamento da espondilite anquilosante

Adriane da silva marques¹

adrianemarques@gmail.com

Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em Terapia Manual – Faculdade Ávila

Resumo A Espondilite Anquilosante (E.A) é uma doença inflamatória, de etiologia desconhecida, caracterizando-se pelo acometimento da coluna vertebral e sacroilíacas, podendo atingir todos os segmentos vertebrais, causando limitação dos movimentos e deformidades. Esta pesquisa aborda a atuação do fisioterapeuta no tratamento da espondilite anquilosante (E.A), demonstrando a importância da fisioterapia no tratamento da E.A e os objetivos específicos: descrever a anatomia humana, especificamente a estrutura da coluna vertebral, apresentar as características das articulações comprometidas, descrever o diagnóstico, os tratamentos e cuidados para minimizar e diminuir as deformidades. Este estudo foi construído através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente, sendo realizadas pesquisas bibliográficas por meio dos livros dispostos no acervo da Biblioteca do Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Salientando que a fisioterapia, por sua vez, atua na E.A, com a função de reabilitar o paciente como um todo, identificando e promovendo condutas próprias para o controle dos sintomas inflamatórios, melhora da mobilidade da coluna e postura, aumento da força muscular, melhorar ou manter as condições respiratórias, melhorando assim a qualidade de vida. A abordagem fisioterapêutica tem como conduta para o tratamento a cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, massoterapia, hidroterapia e pompage, merecendo novas pesquisas e estabelecimento de novos protocolos de tratamento.

Palavras-chave: E.A.; Fisioterapia; Deformidades.

1. Introdução

O presente estudo tem como tema à Atuação do fisioterapeuta no tratamento da Espondilite Anquilosante. Para o seguinte estudo foi traçado como objetivo geral descrever a importância da Fisioterapia no tratamento da E.A. Assim,os objetivos específicos são: descrever a anatomia humana, especificamente a estrutura da coluna vertebral, apresentar as características das articulações comprometidas ,descrever o diagnóstico, os tratamentos com diversos recursos fisioterapêuticos através da termoterapia superficial e profunda, eletroterapia, massoterapia, hidroterapia, pompage e cinesioterapia, cuidados para minimizar e diminuir as deformidades, as orientações e o tratamento farmacológico comcomitante.

Para implementação desse estudo o questionamento que nos direciona é: Quais as condutas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento da Espondilite Anquilosante? A espondilite anquilosante é uma doença reumática inflamatória crônica, progressiva, auto-imune, que acomete as articulações sacroilíacas e a coluna vertebral em graus variáveis. Sabe-se que não há um tratamento específico, a maioria dos pacientes podem ser tratados por meio do controle dos sintomas inflamatórios, onde associado a um programa de exercício que mantêm e melhoram a mobilidade da coluna e postura, minimizam as deformidades e diminuem as incapacidades físicas, podendo obter um alto nível de independência quando aplicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com