TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS DE FISIOLOGIA RESPIRATORIA

Trabalho Escolar: EXERCICIOS DE FISIOLOGIA RESPIRATORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  3.688 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA

1) Pacientes com bronquite crônica possuem produção excessiva de muco e inflamação geral em todo o trato respiratório. O muco estreita as vias aéreas e torna a respiração difícil. O que o estreitamento das vias aéreas faz com a sua resistência ao fluxo de ar? (Dica: a relação entre o raio e a resistência é a mesma para o fluxo de ar e para o fluxo do sangue no sistema circulatório).

2) Uma pessoa tem falha ventricular esquerda, mas função ventricular direita normal. Como resultado, o sangue se acumula na circulação pulmonar, e a pressão hidrostática dos capilares dobra. O que acontece com o fluxo do fluido através das paredes dos capilares pulmonares?

3) Por que pessoas com bronquite crônica têm uma taxa acima do normal de infecções respiratórias?

4) O cigarro paralisa os cílios do epitélio que recobre as vias aéreas. Por que essa paralisia poderia levar ao desenvolvimento de tosse nos fumantes?

5) Josicreide estava tentando colocar um colete apertado na cintura. Ela obteve mais sucesso fazendo uma inspiração profunda ou espirando todo o ar para fora dos pulmões? Por quê?

6) O enfisema pulmonar é caracterizado pela perda da elastina, que forma as fibras elásticas que ajudam os alvéolos a recuar durante a expiração. Pesquisadores acreditam que a elastina é destruída por proteases liberadas pelas células do sistema imune, que trabalham todo o tempo em pessoas fumantes para expulsar as substâncias irritantes do pulmão. Pessoas com enfisema não têm dificuldade de inalar o ar. Entretanto, como seus alvéolos perderam a elasticidade para colabar durante a expiração, que normalmente é um processo passivo, necessitam de um esforço consciente para expirar. Elas literalmente trabalham empurrando o ar para fora dos pulmões. Dê o nome dos músculos que pacientes com enfisema usam para exalar o ar de modo forçado.

7) Uma vítima de facada foi levada à sala de emergência com a faca entre as costelas do lado esquerdo do seu peito. O que provavelmente aconteceu com o seu pulmão esquerdo? E com o seu pulmão direito? Por que o lado esquerdo da sua caixa torácica parece maior do que o lado direito?

8) Quando um bebê respira pela primeira vez, o que acontece se o composto surfactante do alvéolo não está presente?

9) Doenças restritivas dos pulmões diminuem a complacência destes órgãos. Como o volume inspiratório de reserva irá mudar em pacientes com doenças restritivas pulmonares?

10) Doenças obstrutivas crônicas dos pulmões fazem com que os pacientes percam a sua capacidade de exalar completamente. Como o volume residual muda nestes pacientes?

11) Se a capacidade vital diminui com a idade, mas a capacidade pulmonar total não muda, qual o volume que deve mudar? Em que sentido?

12) Como uma obstrução nas vias aéreas poderia afetar a ventilação alveolar, a Pco2 e o pH do corpo?

13) Um paciente hospitalizado com doença pulmonar obstrutiva crônica tem uma Pco2 de 55mmHg e uma Po2 de 50mmHg. Para elevar o seu oxigênio no sangue, foi dado a ele oxigênio puro por meio de um tubo nasal. O paciente imediatamente deixou de respirar. Explique por que isso ocorreu.

14) Dê o nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com