TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia E Meio Ambiente

Exames: Ecologia E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

1-Conceitue população.

R:Corresponde a um grupo de organismos da mesma espécie que ocupa uma determinada área ou espaço estando intimamente ligados com o ambiente.

2- A dinâmica das populações é diretamente dependente do que chamamos de atributos da população. Existem quatro atributos, são eles a natalidade, a mortalidade, a imigração e a emigração. Como cada um dos atributos influencia na população de uma maneira geral.

R:Natalidade: Quanto mais organismos nascem, aumenta o número de integrantes em determinada população.

Mortalidade: Quanto mais organismos morrem, diminui o número de integrantes em determinada população.

Imigração: Quanto mais organismos migram, no caso, imigra (entram) para determinada área, há o aumento populacional.

Emigração: Quanto mais organismos migram, no caso, emigram (saem) para determinada área, há a diminuição da população.

3-Sobre a dinâmica de populações, responda as perguntas, referente à situação que segue:

“Considere um lago A (100m2 de área) e um Lago B (200m2 de área). As populações presentes no lago A são de tucunarés (200 indivíduos), de larvas de insetos (100 indivíduos) e de tilápia (50 indivíduos). No lago B as populações também são de tucunarés (100 indivíduos), de larvas de insetos (80 indivíduos), de tilápia (150 indivíduos) e de lambaris (100 indivíduos).”

Lago A (100 m2) Lago B (200m2)

a- Estabeleça a densidade de cada população para cada um dos lagos A e B e em seguida a densidade total de organismos vivos de ambos os lagos.

R:Densidade do lago A: 3,5 hab/m²

Densidade do lago B: 2,15 hab/m²

Densidade total (lago A/B): 2,6 hab/m²

b- Depois disso, comente onde há maior ou menor densidade ou se há equivalência de densidade entre os lagos para todos os grupos.

R:A maior densidade é encontrada no lago A, ou seja, apresenta maior número de indivíduos por m². A menor densidade se passa no lago B, e não há equivalência de densidade.

c- Imagine a seguinte situação: estima-se que depois de dois meses ocorreu reprodução entre os tucunarés e, portanto, taxa de natalidade de 50 indivíduos. No entanto, no lago B houve um evento que provocou desequilíbrio e redução de alimento, e metade dos lambaris emigraram para o lago A e dos que restaram 10% acabaram morrendo. Argumente as conseqüências para a densidade dessas duas espécies e como elas estão após os dois meses.

R:A densidade do lago A aumentou, haja vista que o número de organismos cresceu em 100 e o espaço permaneceu o mesmo, a densidade passou de 3,5 hab/m² para 4,5 hab/m². Já no lago B, diminui, a densidade passou a ser 2,125 hab/m² e não mais 2,15 hab/m² devido a perda no número de organismos.

d- Considere dessa vez a seguinte situação: imigraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com