TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia E Poluição

Artigos Científicos: Ecologia E Poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

1. Já é conhecido o ciclo de aumento e diminuição de temperaturas do planeta. Relacione a presença de gases na atmosfera e estes ciclos.

Gases como o dióxido de carbono, quando acumulados na atmosfera, permitem que a luz do Sol penetre na superfície da Terra, entretanto, bloqueiam a radiação do calor, impedindo-a de voltar ao espaço. Isso forma o chamado "efeito estufa", que aumenta a temperatura da atmosfera.

2. Quais as maiores fontes antropogênicas de emissões de gases de efeito estufa? Quais os principais gases emitidos em cada uma?

As principais atividades humanas que emitem gases do efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis e o uso de certos componentes industriais, como solventes e refrigerativos. No caso da queima de combustíveis fósseis, o principal gás gerado é o dióxido de carbono. Já nas atividades industriais os clorofluorcarbonetos são os gases principais.

3. Quais os principais impactos das mudanças climáticas?

Com o aumento da emissão de gases do efeito estufa, é esperado que a temperatura da Terra aumente cada vez mais (especulando-se que esse aumento possa ultrapassar 1ºC a cada década), com essa elevação da temperatura, as geleiras e os continentes glaciais derreteriam, causando o aumento no nível do mar, implicando na inundação de áreas extensivas das regiões costeiras.

4. Relacione produção de gases estufa e crescimento populacional.

O crescimento populacional está intimamente ligado ao aumento da produção de gases do efeito estufa, pelo simples motivo de que, quanto mais pessoas, maior é a demanda de produção industrial para suprir as necessidades da população. E essas atividades industriais são as mesmas que emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Outro agravante que é consequência do aumento da população e o acréscimo de carros, e outros veículos que funcionam com a queima de combustível, circulando nas ruas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com