TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embolia Pulmonar

Trabalho Escolar: Embolia Pulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

A embolia pulmonar é definida como a obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos) que se desprendem das veias com trombose venosa. Com isso os pulmões perdem grandes áreas de oxigenação do sangue, levando a graves alterações do funcionamento do organismo por falta de oxigênio, chegando mesmo até a morte.

A embolia pulmonar (EP) é a terceira doença vascular mais comum nos EUA, com aproximadamente 600.000 casos por ano.

A embolia pulmonar não tratada corretamente está associada a uma mortalidade de 30% dos casos, enquanto o diagnóstico e tratamento adequados reduzem esta mortalidade para 2.5 a 8%.

A principal causa da EP é a trombose venosa profunda dos membros inferiores, superiores e pélvica (80%). Outras causas incluem: embolia gordurosa, por trauma e/ou fratura de ossos longos; embolia aérea, causada por cateteres venosos centrais e câncer.

Os fatores de risco associados à EP são:

traumas (acidentes);

grandes cirurgias;

insuficiência cardíaca;

muito tempo imobilizado;

queimados;

câncer;

gravidez;

anticoncepcionais;

obesidade e

alterações sanguíneas da coagulação.

Os pacientes com embolia pulmonar apresentam como queixas principais:

a dor no tórax;

falta de ar;

respiração acelerada;

alteração da cor nas unhas (azulada, chamada de cianose de extremidades);

alterações da pressão sanguínea e

eventualmente a perda de consciência.

Existe um exame laboratorial muito importante para o diagnóstico da embolia pulmonar que se chama D-dímero. É um dos principais exames que se faz no Pronto-Socorro para identificar a embolia. Se ele vier positivo, outros exames serão necessários e o tratamento iniciado imediatamente.

O diagnóstico por imagem se faz através de um exame muito especializado, chamado scanning nuclear ventilação/perfusão, que estuda a circulação do sangue nas artérias dos pulmões e a passagem do oxigênio por todas as regiões pulmonares, procurando áreas onde existam alterações destas duas funções. A arteriografia pulmonar e a tomografia computadorizada espiral também são exames que podem ser utilizados no diagnóstico da embolia pulmonar.

O tratamento convencional para a EP continua a ser a heparinização sistêmica seguida de anticoagulação oral. As técnicas endovasculares de trombólise fármaco-mecânica são reservadas aos pacientes com graves alterações da circulação sanguínea e da pressão sanguínea, associadas a embolias de diversas regiões pulmonares (embolia maciça). Nestes casos, os índices de sucesso e sobrevida dos pacientes tratados com técnicas endovasculares são significativamente superiores ao tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com