TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embolia Pulmonar

Exames: Embolia Pulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVOS 6

2.1 GERAL 6

2.2 ESPECÍFICO 6

3 METODOLOGIA 7

4 EMBOLIA PULMONAR 8

5 CAUSAS E FISIOPATOLOGIA 8

6 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS 9

7 HISTÓRICO E ACHADOS DIAGNÓSTICOS 10

7.1 MEDIDAS PREVENTIVAS 11

8 TRATAMENTO CLÍNICO 11

8.1 TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA 11

8.2 TRATAMENTO GERAL 12

8.3 TERAPIA FARMACOLÓGICA 12

8.3.1 Terapia Anticoagulante 12

8.3.2 Terapia Trombolítica 12

8.4 TRATAMENTO CIRÚRGICO 12

9 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM 12

9.1 MINIMIZAÇÃO DO RISCO DE EMBOLIA PULMONAR 13

9.2 PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE TROMBO 13

9.3 AVALIANDO O POTENCIAL PARA EMBOLIA PULMONAR E MONITORANDO A TERAPIA TROMBOLÍTICA 13

9.4 TRATAMENTO DA DOR E CONTROLE DA OXIGENOTERAPIA 14

9.5 ALIVIO DA ANSIEDADE E MONITORIZAÇÃO DAS COMPLICAÇÕES 14

9.6 PÓS – OPERATÓRIO 15

9.6.1 Ensinando sobre o Autocuidado e Cuidado Continuado aos Pacientes 15

10 CONCLUSÃO 16

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho descreve sobre a Embolia Pulmonar (EP), que segundo Brunner & Suddarth (2012) “refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de seus ramos por um trombo (ou trombos) que se origina de algum lugar no sistema venoso ou do lado direito do coração”.

Fisiopatologicamente ocorre um desequilíbrio na ventilação e perfusão podendo gerar choque e morte nesse individuo.

Apresentaremos adiante as manifestações clinicas, históricos e achados diagnósticos, a prevenção, o tratamento clinico e os cuidados de enfermagem dessa patologia.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Conhecer sobre a Embolia Pulmonar e o tratamento direcionado a essa patologia

2.2 ESPECÍFICO

Descrever a fisiopatologia, os sinais e sintomas, os exames complementares que é imprescindível para o diagnostico dessa patologia, o tratamento médico e a elaboração das intervenções de enfermagem que são fundamentais para a recuperação da saúde do paciente.

3 METODOLOGIA

O trabalho foi realizado de maneira descritiva através de tais fontes: artigo científico (via internet) e literaturas específicas da enfermagem onde se obteve um entendimento do grupo sobre o assunto e a elaboração de um resumo para a revisão bibliográfica. Após estas etapas foram feitos a introdução, objetivos, metodologia, referencial teórico, conclusão e referências bibliográficas.

4 EMBOLIA PULMONAR

Segundo Boundy et al. (2004), a Embolia Pulmonar (EP) é uma obstrução da circulação arterial pulmonar, que ocorre quando um fragmento aloja-se em um dos ramos das artérias pulmonares, causando obstrução parcial ou total desse vaso.

Para Timby (2005) “o bloqueio resulta da formação de um trombo no sistema venoso ou no lado direito do coração”.

5 CAUSAS E FISIOPATOLOGIA

De acordo com Brunner & Suddarth (2012) a EP é mais comumente relacionada a um coágulo sanguíneo ou trombo no entanto existem outros tipos de embolia: gasosa, gordurosa , por liquido amniótico e séptica (devido a invasão bacteriana do trombo).

Boundy (2004) complementa que essa obstrução pode ser causada ainda por células tumorais, ou um objeto estranho como por exemplo agulha, parte de um cateter ou talco (presente nos fármacos preparados para administração oral que são injetados pó via IV pelos dependentes químicos.

“Três condições denominadas tríade de Virchow, predispõe uma pessoa à formação de coagulo: estase venosa, ruptura do revestimento venoso e hipercoagulabilidade” (TIMBY, 2005 apoud BULLOCK E HENZE, 2000)

Timby (2005) descorre que:

Em geral, os coágulos formam-se nas veias profundas das extremidades inferiores ou da pelve e tornam-se a fonte de êmbolos pulmonares. Os êmbolos também podem originar-se do endocárdio do ventrículo direito, quando esse lado do coração é sitio de um infarto do miocárdio ou de uma endocardite. Um êmbolo gorduroso normalmente ocorre após a fratura em um osso longo, sobretudo o fêmur. Outras condições que causam a embolia incluem uma cirurgia recente, o confinamento prolongado ao leito, traumatismos, o puerpério e doenças debilitantes.

Com a obstrução da artéria pulmonar o embolo impede que os alvéolos produzam quantidades suficientes de surfactante para manutenção da integridade alveolar, assim, os alvéolos sofrem colapso e o pulmão desenvolve atelectasia (BOUNDY, 2004).

Brunner & Suddarth (2012) descreve a fisiopatologia da EP desse modo:

Quando um trombo causa obstrução parcial ou completa de uma artéria pulmonar ou de seus ramos, o espaço morto alveolar aumenta. A área, embora continue sendo ventilada, recebe pouco ou nenhum fluxo sanguíneo. Por conseguinte, a troca gasosa está reduzida ou ausente nessa região. Alem disso, varias substancias são liberadas do coágulo e da área adjacente, provocando constrição dos vasos sanguíneos regionais e bronquíolos. Isso resulta em aumento da resistência vascular pulmonar. Essa reação compõe o desequilíbrio da ventilação-perfusão.

A embolia pulmonar pode variar em tamanho e gravidade das consequências. As consequências hemodinâmicas desse processo segundo Nettina (2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com