TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eso Sobre Castracao De Cachorros E Gatos

Artigos Científicos: Eso Sobre Castracao De Cachorros E Gatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Federal do Piauí – UFPI

Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Coordenação de Estágio do Curso de Medicina Veterinária – CECMV

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I

(ESO I)

“Levantamento do uso indiscriminado de fármacos anticoncepcionais em animais de pequeno porte na cidade de Bom Jesus-Piauí entre os meses janeiro e fevereiro 2014”

Tiago Gutemberg de Jesus

Orientadora: Profª Nair Silva Cavalcanti de Lira

Bom Jesus – PI

2014

Tiago Gutemberg de Jesus

“Levantamento do uso indiscriminado de fármacos anticoncepcionais em animais de pequeno porte na cidade de Bom Jesus-Piauí entre os meses janeiro e fevereiro 2014”

Bom Jesus – PI

2014

Tiago Gutemberg de Jesus

“Levantamento do uso indiscriminado de fármacos anticoncepcionais em animais de pequeno porte na cidade de Bom Jesus-Piauí entre os meses janeiro e fevereiro 2014”

Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO-I) submetido à Universidade Federal do Piauí, como quesito parcial para a obtenção do título de Médico Veterinário, orientado pelo Professora doutora Nair Silva Cavalcanti de Lira

Aprovado em: ______/______/______

BANCA EXAMINADORA

Nair Silva Cavalcanti de Lira

(Orientadora)

Kairo Ferreira Sousa

(Membro)

Antônio Lisboa neto

(Membro)

Bom Jesus – PI

2014

FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO

Estagiário: Tiago Gutemberg de Jesus

Ano: 2013.2 Período: 8º

Matricula: 200803333

Curso: Medicina Veterinária

Endereço: Av. Miramar, 540

Bairro: Miramar

Docente Orientador: Profª. Nair Silva Cavalcanti de Lira

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por ter-me concedido força, fé e paciência nas horas difíceis, nas muitas vezes que quase pensei que não ia conseguir ou algo não iria dar certo, pelas bênçãos e promessas cumpridas, por tudo que tens feito na minha vida, o que hoje só tenho a agradecer.

A minha família, minha mãe Maria Isabel, por ser esta guerreira incansável que sempre me apoiou em todas as minhas decisões, que sempre esteve presente nas minhas vitórias pra me dar os parabéns, como também nas minhas decepções desilusões pra me dar apoio e me mostrar como é a vida, e sempre me levantar e dar força pra continuar, sei que tudo o que falar nesse momento pra ela será pouco, a todo amor e dedicação a mim entregue, o meu pai Antônio Regis Gomes, que mesmo não estando presente sempre veio com palavras de apoio e incentivo, ao meu irmão Carlos Alberto de Jesus, pelo companheirismo e pela força e incentivo a mim concedido, minha irmã Regina Amélia de Jesus que mesmo sendo “doidinha” sempre foi um porto seguro onde poderei contar todos os dias da minha vida, aos meus sobrinhos, Patrik Lopes, Neurivan Jr, Alicia Aparecida, Ayla Mel, ao meu cunhado Neurivam todos esses por me proporcionarem o inicio da realização de um sonho, o qual esta bem próximo de se concretizar.

À minha namorada, Juliana Barros por esta sempre ao meu lado dando-me amor, carinho, atenção, por esta comigo na parte mais trabalhosa da minha graduação, por ser uma colaboradora assídua desse trabalho e nunca me abandonar nas horas difíceis, e por ter sempre uma palavra na hora certa, à qual possa me acalmar e pensar nos melhores caminhos a serem seguidos. Amo tu “muleka”.

A minha orientadora Professora Nair Silva Cavalcanti Lira, que me recebeu de braços abertos, mesmo não tendo tanto tempo assim, que me orientou da melhor forma possível, espero que possamos estar juntos nos próximos.

Aos meus amigos, em especial aos meus amigos-irmãos Bueno da silva Abreu e Nara Núbia pelo companheirismo, amizade sincera, verdadeira e por sempre estarem ao meu lado quando sempre precisei, mesmo estando longe sempre me apoiaram. Sandra Geisa que sempre incentivou e por uma amizade verdadeira, Richard Átila por também ter me apoiado e ajudado, Brytheni Borges, Tiago Martins, Dany Souza pelo o companheirismo.

E também a todos os professores do Campus Cinobelina Elvas que estão me proporcionando à realização de um sonho e um enorme aprendizado, obrigado.

SUMÁRIO

LISTA DE QUADROS ----------------------------------------------------------------- 8

LISTAS DE FIGURAS ----------------------------------------------------------------- 9

RESUMO ---------------------------------------------------------------------------------- 10

1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 11

2. REVISÃO DE LITERATURA ----------------------------------------------------- 12

3. MATERIAIS E METODOS -------------------------------------------------------- 14

4. RESULTADOS ---------------------------------------------------------------------- 15

5. DISCURSÃO ------------------------------------------------------------------------- 16

6. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------ 19

7. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA ----------------------------------------------- 20

8. ANEXOS------------------------------------------------------------------------------- 23

LISTA DE QUADROS

Quadro 1. Total de cães com suas respectivas informações. (sexo, idade, vermifugados ou não, aplicação de contraceptivos, e qual usado).

Quadro 2. Total de felinos com suas respectivas informações. (sexo, idade, vermifugados ou não, aplicação de contraceptivos, e qual usado)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Aplicação dos questionários

Figura 2. Conscientização dos proprietários

RESUMO

Os métodos contraceptivos em animais podem ser de maneiras gerais cirúrgicos e não cirúrgicos. Como métodos não cirúrgicos, se destaca os fármacos contraceptivos, que podem ser utilizados tanto em fêmeas como em machos. Sendo assim o uso corriqueiro, inadvertido e dos efeitos colaterais por esses medicamentos causados, essa pesquisa teve como objetivo avaliar por meio de questionário, a casuística de utilização, formas de administração, e também a real consciência dos proprietários frente aos riscos que podem ocorrer devido a utilização desses medicamentos, podendo ter como auxilio futuramente na elaboração de meios mais aplicáveis e que torne a conscientização populacional mais expandida, chegando de uma forma geral a toda a população sem diferenças de classe ou algo do tipo, evitando com isso uso desses medicamentos e fazendo com que esses efeitos adversos não matem ou prejudiquem os animais. Foram questionados 100 proprietários de cães e gatos em bairros distintos da cidade de Bom Jesus-Piaui. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que há uso indiscriminado destes fármacos sem orientação e/ou aplicação de técnica adequada, que esse uso pode causar efeitos indesejáveis principalmente as neoplasias mamárias, podendo levar até a morte, e que a conscientização da população sobre os riscos que esses fármacos causam podem minimizar o uso dos mesmos e optando-se pela castração cirúrgica dos animais.

PALAVRAS-CHAVE: anticoncepcional, cão, gato.

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o número de cães e gatos aumentam consideravelmente a cada ano e os principais fatores são a falta de conscientização das pessoas sobre posse responsável, a deficiência dos programas governamentais e sociais no país (LIMA et al., 2010), o grande número de animais de rua, o rápido amadurecimento sexual dos animais de pequeno porte, o curto período gestacional e o grande número de filhotes advindas dessas espécies (OLIVEIRA ET al., 2003; ACKERMANN et al., 2011). Esse crescimento desordenado, sem quase nenhuma intervenção humana, pode gerar problemas de saúde pública como: agressões, acidentes automobilísticos e transmissão de doenças infectocontagiosas e parasitárias e também as temidas zoonoses (LIMA et al., 2010).

O uso de anticoncepcionais é uma prática comum, e para a maioria dos proprietários, é uma medida pouco onerosa, cômoda e segura, porém a utilização indiscriminada destes, podem causar sérios danos a saúde do animal. Os anticoncepcionais são encontrados no mercado pet, principalmente na forma de comprimidos ou, mais frequentemente, injetáveis, estes chamados de "vacinas" pelos proprietários. Geralmente são comercializados sem prescrição, e aplicados por atendentes das casas de rações ou pessoas sem nenhuma capacitação.

Em gatas, muitas vezes, a aplicação é realizada quando estas já se encontram prenhes, e em praticamente na totalidade dos casos, ocorre a morte dos fetos e o desenvolvimento de infecções, o que pode inclusive ocasionar a morte do animal. São também comuns os problemas relacionados ao desenvolvimento de tumores, diabetes, obesidade dentre outras, devido ao uso dos anticoncepcionais (PINHO, 2012).

A contracepção pode ser solicitada com o objetivo de impedir a reprodução por um determinado período ou definitivamente, a fim de atenuar a crescente população de animais de estimação, e consequentemente de cães de rua (LIMA, et al.,)

O mecanismo de ação dos progestágenos envolve alguns processos, como a inibição dos hormônios gonadotróficos, inclusive FSH e LH, a prevenção local do crescimento folicular ovariano, a secreção de estrogênio, ovulação e a inibição do comportamento sexual (LIMA, et al.,)

2. REVISÃO DE LITERATURA

Os fármacos anticoncepcionais podem ser de origem natural e/ou sintética, que esses são hormônios administrados na maioria das vezes por via oral ou injetável, possuindo ação prolongada ou não (MOL et al., 1995; FILGUEIRA et al., 2008). Esses fármacos interrompem de forma reversível o ciclo estral das fêmeas, evitando o cio e mantendo assim os animais sem gestação, porém não possuem garantia de eficácia e descarte de riscos à saúde animal (NEVES et al., 2003; OLIVEIRA e MARQUES JÚNIOR, 2006).

Sendo assim observa-se que uma única administração de contraceptivos pode favorecer a ocorrência de hiperplasia mamária (KUTZLER e WOOD, 2006; FILGUEIRA et al., 2008), tumores mamários e uterinos ou prostáticos e nos cães tumores testiculares benignos e malignos (MOL et al., 1995; DE NARDI et al., 2002; BACARDO et al., 2008; OLIVEIRA FILHO et al., 2010; CAIXINHA, 2011).

Diversos efeitos indesejáveis dos progestágenos são descritos, tais como hiperplasia cística endometrial, podendo progredir para o quadro de piometra, hiperplasia mamária, hiperadrenocorticismo, aumento na produção de prolactina, aumento na produção de hormônio de crescimento, podendo cursar com acromegalia, diabetes, alteração no comportamento, hiporexia, redução de peso, polidipsia, depressão, e redução de libido (ROMAGNOLI, 2002).

Em cadelas e gatas gestantes o uso da progesterona pode causar masculinização de fetos femininos, quando administrado no início da gravidez (durante o período de organogênese), ou atraso no parto, se administrado no terço final da gestação, levando à morte dos fetos e com isso sendo necessária intervenção cirúrgica (LUZ et al., 2005)

Especificamente em machos, esses fármacos incluem o megestrol (acetato) e a medroxiprogesterona. Os progestágenos reduzem a qualidade seminal (decréscimo do número total de espermatozoides, motilidade espermática progressiva, porém com os espermatozoides morfologicamente normais), garantido uma função contraceptiva. Os efeitos colaterais observados incluem o aparecimento de diabetes mellitus e nódulos mamários, o que limita sua utilização como método contraceptivo no cão (ENGLAND, 1997).

Em detrimento do uso corriqueiro, inadvertido e perigoso dos fármacos contraceptivos em pequenos animais, objetivou-se avaliar por meio de questionário investigativo aplicado aos proprietários de cães e gatos da cidade de Bom Jesus – Piauí, a casuística de utilização desses fármacos, as formas e frequência de administração, indicações e os seus efeitos colaterais apresentados. Tendo como objetivo específico, orientar e conscientizar a população dos riscos de tais medicamentos, incentivando a realização de castração cirúrgica como melhor meio contraceptivo permanente.

3. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada na cidade de Bom Jesus – Piauí. Foi elaborado um questionário, que foram aplicados para proprietários de 100 animais em bairros distintos desta cidade, (figura 1), nos meses de janeiro e fevereiro 2014, independente da situação clinica ou suspeita de terem ou não utilizado fármacos contraceptivos.

O questionamento (em anexo) baseou-se nos seguintes parâmetros dos animais: espécie, sexo e idade, castrados ou não, administração ou não de fármacos anticoncepcionais, nome do fármaco, frequência e via de administração, quem indicou e administrou, presença ou não de efeitos colaterais e aparecimento de neoplasias ou outras afecções após tais aplicações.

Após a realização do questionário, todos os proprietários foram orientados a castrarem seus animais e a não utilizarem contraceptivos pelos riscos que essas medicações podem causar na saúde dos mesmos.

4. RESULTADOS

Dos proprietários questionados obtivemos os seguintes resultados: 72 cães e 28 felinos. Dos cães, 38 eram fêmeas e 34 eram machos e dos felinos, 13 eram fêmeas e 15 eram machos. A média de idade foi de 3,5 anos. Dos animais avaliados, 4% eram castrados e os demais 96% eram inteiros. Dentre os animais que utilizaram fármacos anticoncepcionais pelo menos uma vez, correspondente a 13%, dos proprietários indagados 23% (3/13) souberam indicar o nome do medicamento, e os outros 77% (10/13) não souberam, porém a frequência de administração foi na maioria relatada como sendo semestralmente e por via intravenosa.

As indicações de uso foram 30 % (4/13) feitas por funcionários de casas agropecuárias e, os demais 70% (9/13) por conta própria do proprietário.

Dos 13% dos pacientes que usaram os fármacos anticoncepcionais, 16% (2/13) apresentaram efeitos adversos após aplicação; como vômito e inchaços. Além disso, dos 100 proprietários questionados nessa pesquisa, apenas 3% sabiam do uso indiscriminado e riscos causados pela administração inadvertida desses fármacos, os outros 97% nada sabiam a respeito.

Depois de feita a adequada conscientização dos proprietários sobre os riscos dos anticoncepcionais nos animais de pequeno porte, (figura 2), 80 proprietários de animais não castrados demonstraram o interesse em encaminhar o animal para ser realizado o procedimento cirúrgico e, além disso, se comprometeram a instruir outras pessoas sobre o assunto. Sendo assim, os demais proprietários que participaram da pesquisa, decidiram não levar o animal à cirurgia de castração, argumentando questões financeiras e a falta de conhecimento não saber sobre a existência deste procedimento e até mesmo da existência de uma Universidade Federal em seu município.

5. DISCUSSÃO

Os anticoncepcionais constituem-se de reguladores da atividade funcional e estrutural do sistema reprodutor dos animais, possuindo preço acessível, de fácil acesso comercial e por possuírem diversas finalidades, tais como o controle farmacológico do ciclo estral, evitando assim gestações indesejáveis (MONTANHA et al., 2012). Dentre todos os medicamentos que necessitam de prescrição médica, destacam-se os anticoncepcionais. Porém, não condiz com a realidade na medicina veterinária, pois estes produtos, tendem a ser utilizados de forma indiscriminada e de fácil acesso para o uso em animais de companhia (NEVES et al., 2003; OLIVEIRA e MARQUES JÚNIOR, 2006), concordando com os achados do presente trabalho.

De acordo com NEVES et al.,(2003), os progestágenos e estrógenos são os contraceptivos mais utilizados e aplicados por pessoas sem nenhuma qualificação (funcionários de casas agropecuárias) que não respeitam a dose, gestação e o peso do animal, fazendo com que esses efeitos adversos sejam mais evidenciados a cada dia.

No presente trabalho, foram questionados aos proprietários sobre aparecimento de algum tipo de alteração clinica expressa no animal, sendo que a maioria, não observou nenhuma alteração além de inchaços e algumas feridas, sendo assim, suspeita-se que estas alterações, sejam advindas do mau manuseio do produto ou sua aplicação.

Além, desses 100 proprietários de animais nesse trabalho mencionados, foram observados relatos de casos, mencionados por proprietários onde houve piometra, tumefação e maceração fetal, sendo que todos esses animais vieram a óbito, e em todos tinham sido utilizados fármacos anticoncepcionais sem nenhum conhecimento clinico ou instrução de alguém capacitado.

Cadelas e gatas possuem particularidades reprodutivas diferenciadas quando comparadas a outras espécies domésticas. A gestação nessas espécies é mantida pela manutenção dos níveis de progesterona dependendo exclusivamente do corpo lúteo, havendo redução nos níveis séricos poucos dias antes do desencadeamento do parto (LUZ et al., 2005). Segundo Romagnoli, (2002) os progestágenos têm sido utilizados em cães e gatos por um período curto (tratamento iniciado antes do início do proestro), ou por um período longo (tratamento iniciado no anestro), quando se objetiva o adiamento do estro; ou de maneira tardia quando se deseja a não entrada do estro (tratamento iniciado após o início do proestro).

Depois de orientados, os proprietários participantes dessa pesquisa concordaram com futura suspensão do uso destes fármacos, concordando com muitos autores (MONTANHA et al., 2012), de que a conscientização minimizará o uso e os efeitos deletérios nos animais, optando preferencialmente pela cirurgia de castração.

De acordo com ACKERMANN et al., (2011), o controle de reprodução de cães e gatos com o uso de programas alternativos de esterilização cirúrgica, principalmente para os proprietários de baixa renda, é uma possível alternativa para conter a superpopulação e minimizar o número de animais acometidos pelo uso e consequentemente efeitos indesejáveis dos contraceptivos.

Quadro 1. Total de questionários aplicados, referentes a proprietários de cães, sobre a utilização de fármacos como medidas contraceptivas na cidade de Bom Jesus-PI.

Aplicação de questionários

Vemifugados Sim (47) Não (25)

Consulta Mensal (4) Semestral (6) Quando adoece (37) Nunca (25)

Usou contraceptivo Sim (10) Não (62)

Indicação do fármaco Atendente (3) Conta própria (7)

Nome comercial Anestron (2) Não lembraram (11)

Quem fez a aplicação Atendente (1) Conta própria (9)

Qual a frequência Mensal (2) Semestral (8)

Via de utilização Intramuscular (3) Subcutânea (7)

Efeitos colaterais Inchaços (0) Feridas (1) Mortes (2)

Quadro 2. Total de questionários aplicados, referentes a proprietários de felinos, sobre a utilização de fármacos como medidas contraceptivas na cidade de Bom Jesus-PI.

Aplicação de questionários

Vemifugados Sim (20) Não (8)

Consulta Mensal (0) Semestral (4) Quando adoece (9) Nunca (15)

Usou contraceptivo Sim (3) Não (25)

Indicação do fármaco Atendente (1) Conta própria (2)

Nome comercial Anestron (1) Não lembraram (2)

Quem fez a aplicação Atendente (1) Conta própria (2)

Qual a frequência Mensal (0) Semestral (3)

Via de utilização Intramuscular (0) Subcutânea (3)

Efeitos colaterais Inchaços (1) Feridas (0)

6. CONCLUSÃO

Nesses resultados foram observados o real uso indiscriminado e indevido dos fármacos contraceptivos em cães e gatos, sem orientação médica veterinária, por parte de casas de rações e de proprietários sem conhecimentos.

Mediante a pesquisa observada, verificou-se que os animais estão correndo sérios riscos decorrentes da má informação dos seus proprietários na utilização do uso destes fármacos.

Devido à ótima aceitação dos proprietários sobre saber os riscos que causam esses fármacos contraceptivos, este levantamento pode trazer futuramente uma nova elaboração de meios mais aplicáveis e formas mais amplas de conscientização da população, minimizando o uso e efeitos colaterais destes produtos em animais de companhia.

7. REFERÊNCIAS

1. ACKERMANN, C. L.; TREVISOL, E.; LOPES, M. D. Uso de agonistas do GnRH na contracepção de felinos – revisão da literatura. Veterinária e Zootecnia, v. 18, n. 2, p. 187-196, 2011.

2. BACARDO, M.; DABUS, D. M. M.; TENTRIN, T. C.; LIMA, G. S.; BARIANI, M. H. Influência hormonal na carcinogênese mamária em cadelas. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 6, n. 11, p. 1- 6, 2008.

3. CAIXINHA, M. R. S. N. Estudo clínico e anatomopatológico de neoplasias mamárias na cadela e na gata. 2011. 120f. Dissertação (Mestrado em Reprodução animal) – Universidade Técnica de Lisboa: Faculdade de Medicina Veterinária.

4. DE NARDI, A. B.; RODASKI, S.; SOUSA, R. S.; COSTA, T. A.; MACEDO, T. R.; RODIGHERI, S. M.; RIOS, A.; PIEKARZ, C. H. Prevalência de neoplasias e modalidades de tratamentos em cães, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federaldo Paraná. Archives of Veterinary Science, v. 7, n. 2, p. 15-26, 2002.

5. EVANGELISTA, L. S. M.; QUESSADA, A. M.; LOPES, R. R. F. B.; ALVES, R. P. A. GONÇALVES, L. M. F.; DRUMOND, K. O. Perfil clínico e laboratorial de gatas com piometra antes e após ovário-histerectomia. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v. 35, n. 3, p. 347-351, 2011.

6. FILGUEIRA, K. D.; REIS, P. F. C. C.; PAULA, V. V. Hiperplasia mamária felina: sucesso terapêutico com o uso do aglepristone. Ciência Animal Brasileira, v. 9, n. 4. P. 1010-1016, 2008.

7. KUTZLER, M.; WOOD, A. Non-surgical methods of contraception and sterilization. Theriogenology, v. 66, n. 1, p. 514-525, 2006.

8. LIMA, A. F. M.; PARDINI, L.; LUNA, S. P. L. Avaliação de sobrevida, alterações genitourinárias, comportamentais e de peso corpóreo no pós-operatório tardio em cadelas e gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia sob diferentes métodos de ligadura do pedículo ovariano. ARS Veterinaria, v. 26, n. 2, p. 60-65, 2010. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.9, N.16; p. 2012083 3

9. MOL, J. A.; GARDEREN, E. V.; SELMAN, P. J.; WOLFSWINKEL, J.; RIJNBERK, A.; RUTTEMAN, G. R. Growth hormone mRNA in mammary gland tumors of dogs and cats. The Journal of Clinical Investigation, v. 95, n. 1, p. 2028-2034, 1995.

10. MONTANHA, F. P.; CORRÊA, C. S. S.; PARRA, T. C. Maceração fetal em gata em decorrência do uso de contraceptivos – relato de caso. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 10, n. 9, p. 1- 6, 2012.

11. MONTEIRO, C. M. R.; PERRI, S. H. V.; CARVALHO, R. G.; KOIVISTO, M. B. Histologia e morfometria em cornos uterinos de cadelas nulíparas, multíparas e tratadas com contraceptivos. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 29, n. 10, p. 847- 851, 2009.

12. NEVES, M. M.; MARQUES JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA, E. C. S. Endocrinologia reprodutiva e controle da fertilidade da cadela – revisão. Archives of Veterinary Science, v. 8, n.1, p. 1-12, 2003.

13. OLIVEIRA, E. C. S.; MARQUES JÚNIOR, A. P. Endocrinologia reprodutiva e controle da fertilidade da cadela. Revista Brasileira de Reprodução animal, v. 30, n.1/2, p. 11-18, 2006.

14. OLIVEIRA, L. O.; OLIVEIRA, R. T.; LORETTI, A. P.; RODRIGUES, R.; DRIEMEIER, D. Aspectos epidemiológicos da neoplasia mamária canina. Acta Scientiae Veterinariae. v. 31, n.2, p. 105-110, 2003.

15. OLIVEIRA FILHO, J. C.; KOMMERS, G. D.; MASUDA, E. K.; MARQUES, B. M. F. P. P.; FIGHERA, R. A.; IRIGOYEN, L. F.; BARROS, C. S. L. Estudo retrospectivo de 1.647 tumores mamários em cães. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 30, n. 2, p. 177-185, 2010.

16. SILVA, A. C.; SILVA, C. E. S.; PELUSO, E. M.; TUDURY, E. A. Esterilização em gatas mediante salpingectomia parcial (incluindo prenhes) versus ovariosalpingohisterectomia. Ciência Rural, v. 42, n. 3, p. 507-513, 2012.

17. LIMA, J. G P; ALMEIDA, W. N. L; MACEDO, A. T. M; ALVES, J. D. R; AGUIAR FILHO, C. R; OLIVEIRA, M. A. L; LIMA, P. F uso de anticoncepcionais em cadelas: problema ou solução? JEPEX – Jornada de Ensino, pesquisa e extensão, 2004.

]

8. ANEXOS:

Questionário sobre o uso indiscriminado de fármacos anticonceptivos

1- Qual a espécie?

( ) Canina ( ) Felina

2- Qual o sexo?

( ) M ( ) F

3- Quantos animais existem na casa?

_____________________________________________________________

4- Qual a idade?

___________ Anos

5- O animal é castrado?

( ) Sim ( ) Não

6- O animal foi vermifugado?

( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

7- Você leva o seu animal ao veterinário com qual frequência?

( ) Mensalmente ( ) Semestralmente ( ) Só quando esta doente ( ) Nunca levou

8- Quem indicou o uso desse fármaco?

( ) O veterinário ( ) O atendente da casa agropecuária ( ) Por conta Própria Outros:____________________________

9- Qual o fármaco foi utilizado (nome comercial)?

( ) Anestron ( ) Singestar ( ) Não sei/Não lembro Outros:________________________

10- Em quantos animais fora usados o fármaco?

( ) Um ( ) Dois ( ) Todos Outros:_________________________

11- Quem fez a aplicação do fármaco?

( ) O veterinário ( ) O atendente da casa agropecuária ( ) Por conta própria Outros:____________________________

12- Qual a frequência e a via de administração utilizada?

( ) Mensalmente ( ) Semestralmente ( ) Oral ( ) Injetável Outros:____________________________

13- Houve algum efeito colateral depois da utilização do fármaco?

( ) Tumores ( ) Cio ( ) Neoplasia ( ) Inchaço ( ) Feridas ( ) Ulceras Outros:____________________________

14- Houve aparecimento de alguma alteração clinica após as tais aplicações?

( ) Vomito ( ) Diarreia ( ) Aborto ( ) Piometra ( ) Salivação ( ) Tumoração Outros:____________________________

15- Você sabe os riscos desses fármacos?

( ) Sim ( ) Não Quais:__________________________________________________

...

Baixar como  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »