TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espermatogenese

Seminário: Espermatogenese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

ESPERMATOGÊNESE:

A espermatogênese está ligada, como qualquer outro fenômeno metabólico, ao acionamento de hormônios, mediante o comando da hipófise e dos testículos.É uma sequência de eventos pelos quais as espermatogônias se transformam no final em espermatozoides.

A Espermatogênese ocorre a nível dos tubos seminíferos dos testículos e divide-se em quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Diferenciação ou Espermiogênese. Tem início na puberdade e termina no fim da vida do homem. Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas.

Período Germinativo

As Espermatogônias, localizadas na periferia dos tubos seminíferos, multiplicam-se (por mitoses sucessivas) aumentando de número e garantindo a sua contínua substituição.

Crescimento

Algumas Espermatogônias vão aumentar ligeiramente de volume, devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, dando origem aos Espermatócitos I

Maturação

A fase de maturação do gameta masculino é na verdade um processo de meiose que ocorrerá com o espermatócito I, proveniente das espermatogônias.

Divisão 1

Prófase I: Não Ocorrerá a espiralização total dos cromossomos e há a possibilidade de crossing-over durante o processo que acontece geralmente nopaquiteno.

Metáfase I: Os cromossomos homólogos se posicionarão paralelamente na célula, um ao lado do outro, para que cada um alcance seu respectivo pólo até o final da divisão.

Anáfase I: Os cromossomos migram para os pólos, possibilitando a separação dos homólogos, através da ação da fibra do fuso e dos centrômeros.

Telófase I: Está terminada a cariocinese dos espermatócitos I. Passa-se agora para a citocinese onde o cromossomo organizador de nucléolo cuidará da formação de novos núcleos e haverá organização das novas organelas.

Após a divisão 1 da meiose, passa-se para o processo de divisão 2. Graças a divisão 1 tem-se agora duas células haploides que são chamadasEspermatócito II, e é exatamente nelas que ocorrerá o processo de divisão 2. Os gametas ainda não estão maduros.

Divisão 2

Prófase II: Termina a espiralização dos cromossomos e a duplicação. Formam-se cromátides-irmãs.

Metáfase II: Os cromossomos posicionam-se paralelamente no centro da célula para que cada um alcance seu respectivo pólo.

Anáfase II: Ocorre agora a separação das cromátides por meio do fuso mitótico e dos centríolos. Cada cromátide migrará para seu respectivo pólo.

Telófase II: Finalmente terminam as divisões. Finda a cariocinese e começa o processo de citocinese, similar a telófase I.

Agora temos Espermátides. Estas amadurecerão e por via do complexo de golgi obterão acrossomos e por via dos centríolos obterão flagelos. Após estes dois últimos processos estarão formados espermatozóides.

Espermiogênese ou Diferenciação

As Espermátídes vão sofrer transformações que levam à formação dos Espermatozóides (gametas), destacando-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com