TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse Na Enfermagem

Artigo: Estresse Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

Estresse e Depressão

O stress é uma reação que possui componentes físicos, psicológicos, mentais e hormonais que pode se desenvolver frente a situações que representem um desafio para o indivíduo. Devido à ação perfeitamente integrada do stress sobre todo o organismo humano, seus sintomas podem ter uma caracterização somática ou psicológica. Algumas das manifestações físicas do stress são mais conhecidas e reconhecidas como tendo na sua gênese o stress como fator desencadeante, tais como doenças gastrointestinais, cardiovasculares, respiratórias, músculo-esqueléticas, dermatológicas e imunológicas. Porém, menos conhecidas são as conseqüências psicológicas do stress excessivo, tais como ansiedade difusa ou generalizada, insônia, esquizofrenia, episódios maníaco-depressivos e depressão.

Por causa das suas consequências, às vezes devastadoras, é muito importante que atenção especial seja dada a este assunto. A depressão é considerada como a condição que mais sofrimento traz ao ser humano. É capaz de destruir a felicidade e a qualidade de vida de qualquer pessoa. Reduz a criatividade e a produtividade do ser humano, tira a vontade de viver e interagir com os outros. Pessoas com depressão vivem a vida pela metade, como se todas as cores e todas as alegrias ao seu redor estivessem cobertas por um filó escuro. O depressivo sabe que as cores estão ali embaixo desta coberta de névoa, porém ele não consegue usufruir de sua beleza. Como a habilidade intelectual é inafetada, a pessoa sofre mais ainda por saber que a alegria está ali disponível e que ele dela não consegue usufruir.

Estima-se que a depressão seja responsável por uma grande parte das 70.000 pessoas que tentam o suicídio anualmente nos EUA. De acordo com as estatísticas do National Institute of Health, cerca de 125.000 pessoas são internadas anualmente com o diagnóstico de depressão. No Brasil, Nardi(1998) estima que haja cerca de 54 milhões de pessoas que um dia experimentarão depressão, sendo que 7,5 milhões terão episódios agudos e graves, até com risco de suicídio. Estima-se que a depressão atinja 15% dos homens e 25% das mulheres, sendo que nas mulheres a depressão é cerca de 50% mais diagnosticada do que os homens.

Atualmente, se sabe que a depressão – chamada de “transtorno do humor” – pode ser de origem biológica, o que envolve uma predisposição genética. Ela pode ocorrer em associação a determinadas medicações; estar associada a outras doenças; ter como base práticas parentais inadequadas e cognições distorcidas e também ter em sua etiologia o fator stress como elemento desencadeador.

O quadro a seguir mostra os pontos em comum entre stress e depressão.

Quadro 1:

Sintomas em comum do stress em fase avançada e dos transtornos de humor:

- Sensação de cansaço e desgaste;

- Diminuição da libido;

- Dificuldades com a memória;

- Autodúvidas;

- Hipersensibilidade emocional;

- Vontade de fugir de tudo;

- Inabilidade de concentração;

- Dificuldade de tomar decisões;

- Confusão mental.

Os sintomas do Quadro 1 compõem um subquadro do diagnóstico do stress: a depressão.

Na verdade, a depressão enquanto sintoma do stress está relacionada às condições de adaptação do momento. Quando a necessidade de adaptação ultrapassa os recursos internos da pessoa, o quadro do stress evolui para a Fase de Quase-exaustão e, posteriormente, para a Exaustão.

Para tornar claro o processo de desenvolvimento do stress é necessário considerar que o quadro sintomatológico do stress varia dependendo da fase em que se encontre.

Fase Inicial:

Alarme: é o estimulo inicial desencadeado sempre que o cérebro independe de nossa vontade, interpreta algumas situações física ou psicológica como ameaçadora.Ocorre uma forte descarga de adrenalina com reflexos imediatos no aparelho respiratório, que dilata os brônquios e causa respiração ofegante, e no sistema circulatório, causando taquicardia e pressão alta. Ocorre também frieza nas mãos e pés, tensão nos músculos, inibição da digestão e da produção de saliva, que deixa a boca seca. Se a pessoa consegue enfrentar o estimulo que está causando o estresse, eliminando-o ou aprendendo a lidar com ele, o organismo volta ao equilíbrio normal, mas se não enfrentado evolui para outras fases.

Fase Intermediaria :

Resistencia: é a fase que o organismo adquire a capacidade de se adaptar aos estímulos que estão causando o estresse. Geralmente existem três tendências naturais: lutar, fugir e acomodar-se. Caso não haja resistência o organismo se ressente e começa a apresentar como sintomas redução da resistência as infecções, sensação de degaste provocando cansaço e lapsos de memoria, supressão de varias funções corporais relacionadas à sexualidade como queda da produção de espermatozoides, impotência, diminuição do desejo sexual, falhas na ovulação, desequilíbrio ou supressão do ciclo menstrual e outras.

Fase Final:

Exaustão:com a persistência dos estímulos estressores, ocorre um esgotamento da capacidade de adaptação e a consequente perda do equilíbrio do organismo. A descarga de adrenalina passa a ser frequente, não dando tempo ao organismo para se equilibrar causando distúrbios e doenças que podem causar danos. Alguns desses distúrbios são: taquicardia, alergia, psoríase, caspa e seborreia, hipertensão, debate, herpes, infecções graves, problemas respiratórios como asma, rinite e tuberculose pulmonar, alterações no sono (insônia ou sono em excesso), dificuldade de aprendizagem, bruxismo, alterações no comportamento sexual e outros.

Causas

Os chamados estressores podem ser:

Internos: da própria pessoa, ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Externos: do ambiente. Mudanças em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com