TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Da Célula Bacteriana

Monografias: Estrutura Da Célula Bacteriana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 7

V e t e r i n a r i a n D o c s

www.veterinariandocs.com.br

1

www.veterinariandocs.com.br

Microbiologia Geral

Estrutura da Célula Bacteriana

Todas as bactérias são organismos procarióticos.

Morfologia:

1-Forma da célula: 3 formas principais: - esféricas (cocos)

- formato de bastão (bacilo)

- espiraladas (espirilos)

2- Tamanho: a célula bacteriana é considerada como sendo 100x maior do que um vírus e 10x menor que uma célula eucariótica:

3-Agregados: várias espécies de bactérias apresentam a capacidade de formar agregados. Esses diferentes agregados celulares são determinados pela orientação do plano de divisão celular relativo ao eixo da célula.

Cocos: -célula única

-célula dupla (diplo-)

-células em cadeia (estrepto-)

-células agrupadas (estafilo-)

-grupo de 4 (tetra-)

Grupo de 8: sarcinas

Bacilos:-células dupla (diplo-)

-células em cadeia (estrepto-)

2

www.veterinariandocs.com.br

4-Propriedades de coloração: o método de coloração universalmente utilizado é a coloração de Gram.

-Coloração de Gram: quando as bactérias são tratadas com uma solução cristal violeta e depois com uma de iodeto, as células adquirem uma coloração roxa. Posteriormente, se as células sofrem um tratamento com um solvente como álcool ou acetona, algumas espécies (as gram-negativas) perdem a coloração, tornando-se incolores. Finalmente, a utilização de outra solução corante, como a safranina, permite que as células incolores adquiram uma tonalidade, tornando-se visíveis.

-Coloração álcool-ácido-resistente: Na maioria das bactérias a coloração realizada com carbol-fuscina pode ser removida por meio de lavagem com a mistura de álcool-ácido.

Envelope Celular: é composto por todo material externo envolvendo o citoplasma. Consiste em várias camadas químicas e funcionalmente diferentes, sendo as mais relevantes, a parede celular e membrana celular.

-Parede Celular: determina a forma da célula bacteriana. É composta por uma malha com polímeros interligados denominada peptideoglicana. A função principal é prevenir a explosão da célula, quando em solução hipotônica, devido à alta pressão osmótica interna.

-Membrana Celular: é composta de fosfolipídeos, moléculas capazes de formar duas superfícies paralelas (bicamada lipídica), posicionando os grupos fosfato para fora da bicamada e as cadeias lipídicas apolares para o interior da célula. A membrana tem função de permeabilidade, atuando como barreira, assim, selecionando o tipo e a quantidade de moléculas que podem entrar ou sair da célula. A permeabilidade da membrana é seletiva. Lipídeos solúveis e pequenas moléculas como oxigênio e dióxido de carbono atravessam a membrana com facilidade, enquanto moléculas carregadas e macromoléculas em geral não podem atravessar a membrana. Existe ainda as proteínas específicas, formando canais (porinas) e agindo como transportadoras (permeases), facilitando, a passagem de substâncias específicas.

Gram-positivas e Gram-negativas

1-Gram-positivos: a parede celular é bastante espessa, sendo formada por várias camadas de peptideoglicana, e localiza-se externamente à membrana celular. Na maioria das espécies de gram-positivas, a camada de peptideoglicana encontra-se covalentemente ligada ao ácido teicóico. Todas as espécies gram-positivas apresentam ácido teóico como componente da membrana celular. Os ácidos teóicos são os principais antígenos da superfície celular.

2-Gram-negativos: apresentam duas membranas (uma externa e uma interna – citoplasmática). A camada de peptideoglicana está localizada entre essas duas membranas, na região denominada espaço periplásmico ou periplasmático. A camada de peptídeoglicana é mais fina que nas gram-positivas (mais suscetíveis ao dano físico). A

3

www.veterinariandocs.com.br

presença de vários lipopolissacarídeos na membrana externa é o que distingue-a das outras camadas.

Diferenças entre Gram Negativo e Gram Positivo

Gram Positivo: tem uma camada mais espessa de peptídeoglicano, dando maior resistência à danos mecânicos.

Gram Negativo: tem mais lipídios na parede celular. O tratamento com álcool/éter extrai os lipídios, resultando numa permeabilidade aumentada.

*Coloração de Gram: é usada primeiramente uma coloração violeta e depois lugol (iodo), formando o complexo Violeta-Iodo que cora todas as bactérias. Utilizando o Éter/Acetona faz com que ocorra um dano mecânico na G+, fazendo ela se contrair e reter o corante. E na G- o Éter/Acetona dissolve o membrana externa (lipídios) junto com o corante, tornando-a incolor. E então é usado um novo corante (coloração rosa – Fuccina/ Carbolfuccina) para corar as bactérias G-, tornando-as visíveis ao microscópio.

Coloração de Resistência ao Álcool/Ácido: É utilizada para bactérias do gênero Mycobacterium. A parede celular do Mycobacterium contém ac. micólicos que dificulta a coloração, mas retém a fucsina, mesmo após a exposição ao álcool/ácido.

*bactérias encapsuladas e endósporos necessitam de uma coloração especial.

Cápsula Externa e Glicocálice

1-Cápsula externa: material composto normalmente de polissacarídeos, encontrando-se fortemente ligado à célula e apresenta uma estrutura organizada.

2-Glicocálice: material composto normalmente de polissacarídeos, e encontra-se levemente ligado à célula, sendo amorfo.

Permitem a aderência a superfícies, protegem as células de ataque de anti-corpos e da fagocitose e atuam como barreiras de difusão contra antibióticos, contribuindo para a patogenicidade do organismo.

Flagelo

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com