TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Fisiologia

Artigo: Estudo Dirigido Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido – Fisiologia II

MÚSCULO CARDÍACO

1- Explique as estruturas da célula miocárdica?

R = As células musculares lisas possuem filamentos espessos que contêm miosina e filamentos finos contendo actina. As células adjacentes estão unidas pelas suas extremidades em estruturas denominadas discos intercalados, no interior dos quais se encontram os desmossomos, que mantêm as células unidas e aos quais estão fixadas as miofibrilas. Dentro dos discos intercalados são também encontradas junções comunicantes.

2- Descreva os passos envolvidos no acoplamento excitação-contração do músculo cardíaco ?

R = O potencial de ação chega proveniente de células adjacentes. Canais de Ca controlados por voltagem se abrem. O Ca entra na célula. O Ca induz a liberação de Ca pelos canais receptores de rianodina. A liberação local gera faíscas de Ca. A soma de faíscas de Ca cria um sinal de Ca. Os íons CA se ligam na troponina para iniciar a contração.A contração das células musculares cardíacas ocorre em resposta a um potencial de ação da membrana. O sinal para contração miocárdica não é proveniente do SNC, mas de células miocárdicas especializadas – células autoexcitáveis ou células marcapasso.

3- Defina inotropismo?

R = É a propriedade que tem o coração de se contrair ativamente como um todo único, uma vez estimulada toda a sua musculatura, o que resulta no fenômeno da contração sistólica.

4- Quais os efeitos do sistema nervoso simpático sobre a contratilidade do miocárdio ?

R = A estimulação do sistema nervoso simpático e das catecolaminas circulantes sobre o miocárdio tem efeito inotrópico positivo, que tem 3 características importantes: aumento do pico de tensão, aumento da velocidade ou intensidade de desenvolvimento de tensão e velocidade mais rápida de relaxamento. O relaxamento mais rápido significa que a contração é mais curta, possibilitando mais tempo para reenchimento. Esse efeito, como o efeito simpático sobre a frequência cardíaca.

5- Quais os efeitos do sistema nervoso parassimpático sobre a contratilidade do miocárdio ?

R = A estimulação de sistema nervoso parassimpático e a ACh têm efeito ionotrópico negativo sobre os átrios. Esse efeito é mediado por receptores muscarínicos, acoplados pela proteína Gi, chamada Gk, à adenil ciclase. Pelo fato da proteína G, nesse caso ser inibidora, a contratilidade diminui.

6- Qual o efeito da frequência cardíaca sobre a contratilidade?

R = Quando a frequência cardíaca aumenta, a contratilidade aumenta, quando a frequência cardíaca diminui a contratilidade diminui. O mecanismo é compreendido ao correlaciona-lo com a concentração intracelular de Ca durante o acoplamento excitação-contração, onde ao aumentar ou diminuir a frequência cardíaca, ocorrem mais ou menos potenciais de ação por unidade de tempo e aumento ou diminuição na quantidade total de Ca desencadeador que entra na célula durante a fase de platô do potencial de ação.

7- Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com