TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Fisiologia

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 14

NOME:VICTOR AUGUSTO CHAGAS

TURMA:2 A NOTURNO

CURSO:MEDICINA VETERINARIA

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O APARELHO RESPIRATÓRIO E DIGESTIVO

APARELHO RESPIRATÓRIO

1. O que compreende a porção condutora e a porção respiratória do aparelho respiratório?

Porção Condutora:

A porção condutora compreende a cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos propriamente dito e bronquíolos terminais. Sendo assim, é uma porção composta por regiões intrapulmonares e extrapulmonares. Sua função é umedecer, filtrar e aquecer o ar.

Porção Respiratória:

A porção respiratória, local onde efetivamente ocorrem as trocas gasosas, é constituída somente por estruturas intrapulmonares: bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e a unidade morfofuncional desse sistema, os alvéolos.

Tem início com os ramos dos bronquíolos terminais, denominados bronquíolos respiratórios.Os bronquíolos respiratórios conduzem aos ductos alveolares, que por sua vez terminam em regiões expandidas denominadas sacos alveolares, sendo cada saco alveolar composto por um determinado numero de alvéolo.

2. Qual o tipo de epitélio que reveste a maior parte da porção condutora do trato respiratório?

EpitelioRespiratorio, é do tipo pseudoestratificadocilindricociliado com células caliciformes e possui 4 tipos celulares:Celulas colunares ciliadas; Celulacalciforme; Celulasneurosensoriais; Celula basal

3. O epitélio respiratório típico consiste vários tipos celulares. Cite as mesmas e caracterize as suas funções. Celulas colunares ciliadas-Batimentos ciliares; Celulacalciforme-Secretora de muco; Celulasneurosensoriais-possuem microvilos e terminações nervosas(receptores sensoriais); Celula basal- atividade mioica (célula Tronco)

4. A cavidade nasal é dividida em 3 regiões que diferem histológicamente. Descreva o epitélio e estruturas dessas regiões.

Vestibulo: sua mucosa é formada por um epitélio plano estratificado não queratinizado e por uma lamina própria do tecido conjuntivo denso, neste local existem pelos e glândulas cutâneas.

AreaRespiratoria: é a maios das fossas nasais sua mucosa é constituída por um epitélio pseudoestraficado colunar ciliado, com muitas celulascalciformes, esta área repousa sobre uma lamina própria fibrosa rica em glândulas do tipo misto , cuja secreção ajuda a manter úmidas as paredes das cavidades nasais.

AreaOlfatoria: localiza-se na região superior das fossas nasais e é o responsável pela sensibilidaded olfativa.

5. A área olfatória é uma região situada na parte superior das fossas nasais e constituída por vários tipos de células. Cite e caracterize essas células assim como as glândulas de Bowman (gl. Olfatórias).

Celulas de sustentação:prismáticas, largas no seu apíce e mais estreitas na base, com microvilos na sua superfície que se projetam para dentro da camada de muco que cobre o epitélio, álem disso essas celulas possuem um pigmento castabhado que é responsável pela cor marrom na mucosa olfatória .

; Celulas Basais: pequenas arredondadas ou cônicas formam uma camada única na região basal do epitélio, entre as celulas olfatórias e as de sustentação.

; Celulas olfatórias :são neurônios bipolares que se distribuem entre as celulas de sustentação, são dilatadas nas extremidades de onde partem cílios lngos, sem movimento e com a função de resceptores.

6. Descreva seios paranasais e nasofaringe. Caracterize seus epitélios.

Cavidades nos ossos da face e crânio;

ossos pneumáticos;

frontal, maxilar, etmoide e esfenoide;

revestido por epitélio respiratório;

menor altura;

menoscelulascalciformes;

comunicam-se com as fossas nasais por pequenos orifícios.

7. A laringe é um tubo de forma irregular que une a faringe à traquéia. Caracterize os tecidos da mesma e cite as peças cartilaginosas maiores que constituem a laringe.

Tubo irregular que une a faringe à traquéia;Tireóide, cricóide (tipo hialina); aritenóide, epiglote (tipo elástico); 1º par: Falsas cordas vocais ou pregas vestibulares; 2º par: Cordas vocais verdadeiras; Na face ventral e parte da face dorsal da epiglote e nas cordas vocais: estratificado plano não- queratinizado; Nas demais regiões: epitélio de revestimento é do tipo respiratório.

8. A traqueia é uma continuação da laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios extrapulmonares. Cite os tecidos que compõem as camadas da traqueia.

É um órgão que se continua com a laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios extrapulmonares. Mucosa: Epitélio respiratório; Células caliciformes; Lâmina própria: Tecido conjuntivo frouxo (rico em fibras elásticas); Glândulas seromucosas (glândulas epiteliais); Revestimento: Externamente: tecido conjuntivo frouxo, formando a camada adventícia e ligando o órgão aos tecidos vizinhos. Barreira linfocitária;

9. Caracterize os tecidos que compões a estrutura dos brônquios.

Os brônquios são ramificações da traquéia; Nos seus ramos maiores, a mucosa que reveste os brônquios é idêntica à da traquéia; já nos ramos menores o epitélio pode ser cilíndrico simples ciliado. Circunda os brônquios: camada muscular lisa; Glândulas do tipo mucoso ou misto: cujos ductos se abrem na luz brônquica.

10. Nos brônquios, tanto na mucosa quanto na adventícia, temos tecidos que denominamos Malt/Balt. Caraterize esses tecidos.

MALT: Tecido Linfóide Associado a

Mucosas

Tecidos linfóides não encapsulados associados as mucosas

Função de regular a imunidade

Grande secretor de IgA

Situado em regiões propícias a contatos com antígenos

BALT:Tecido linfóide associado ao trato respiratório

Tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com