TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Atps Fisiologia II

Trabalho Universitário: Etapa 3 Atps Fisiologia II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Controle

Diferentes métodos de controle (genético, biológico, químico, físico e cultural), consiste em elucidar a natureza da resistência de plantas a patógenos, desenvolvimento de métodos e, ou, produtos para o controle biológico, investigação sobre resistência induzida, estudo de fungicidas, nematicidas, antibióticos, compostos alternativos e adjuvantes bem como sua tecnologia de aplicação no controle de fitopatógenos, manejo integrado de doenças e análise econômica de medidas de controle.

Impactos ambientas e sociais

O controle de pragas na agricultura possui efeitos nocivos normalmente causados pelo uso de agrotóxicos. Esses produtos químicos propiciam uma alta produtividade, porém têm efeitos negativos sobre o solo, o clima, a vegetação, as águas, os animais e o homem, e provocam a seleção de mutantes resistentes, resultantes da forte pressão seletiva. Além disso, seu tempo de degradação no ambiente é longo, provocando uma concentração elevada dessas substâncias na cadeia alimentar.

Controle biológico

São agentes obtidos através de manipulação genética ou de ocorrência natural, ou seja, todo organismo vivo (vírus, fungos e bactérias) aplicado no ambiente para o controle de uma população ou de uma atividade biológica de outro organismo vivo considerado nocivo.

O incremento dos custos do controle químico, a perda de eficiência de alguns desses produtos e os problemas ambientais advindos destas práticas, indicam a necessidade da busca de alternativas para o controle de fitopatógenos, dentre os quais a utilização de agentes biológicos se coloca em destaque.

No contexto do controle biológico, doença é o resultado de uma interação entre hospedeiro, patógeno e diversos não patógenos que também habitam o sítio de infecção e que apresentam potencial para limitar a atividade do patógeno ou aumentar a resistência do hospedeiro. Deste modo, os componentes do controle biológico são o patógeno, o hospedeiro e os antagonistas, sob a influência do ambiente, todos interagindo num sistema biológico.

Mecanismos de ação antagônica

O termo antagonista é empregado para designar agentes biológicos com potencial para interferir nos processos vitais dos fitopatógenos. A base fundamental de um programa de controle biológico de doenças de plantas é a seleção de microorganismos antagônicos, onde determinará as chances de sucesso da prática.

Controle cultural

Dentro do controle cultural de doenças a pratica mais utilizada e o sistema de rotação de culturas, pratica que consiste no cultivo alternado de espécies vegetais diferentes no mesmo local e na mesma estação anual. Por exemplo, trigo, aveia, trigo,aveia, etc. Assim, numa mesma lavoura, durante o inverno, são cultivadas alternadamente, estadas duas culturas. Por outro lado, o cultivo alternado de diferentes espécies, na mesma lavoura, em estações diferentes, constitui a sucessão anual de culturas.

O principio de controle envolvido na rotação de culturas é a supressão ou eliminação do substrato apropriado para o patógeno. A ausência da planta cultivada anualmente leva à erradicação total ou parcial dos patógenos necrotróficos que dela são nutricionalmente dependentes.

Controle genético

O emprego da resistência genética no controle de doenças representa um dos mais significativos avanços tecnológicos da agricultura. O uso de cultivares resistentes é o método de controle preferido simplesmente por ser o mais barato e de fácil utilização. Na verdade, existem culturas onde o controle das doenças mais importante dá-se, quase que exclusivamente, por meio da resistência, tais como a ferrugem e carvões dos cereais e da cana-de-açúcar, as murchas vasculares em hortaliças e as viroses na maioria das culturas.

Três etapas básicas devem ser consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com